Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


O que significa o encontro de Maria Marruá com o Velho do Rio em 'Pantanal'

Maria Marruá (Juliana Paes) se transformou em onça pela 1ª vez em "Pantanal" - Reprodução/TV Globo
Maria Marruá (Juliana Paes) se transformou em onça pela 1ª vez em "Pantanal" Imagem: Reprodução/TV Globo

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

06/04/2022 10h49

Surge uma lenda! O capítulo de ontem de "Pantanal" mostrou o nascimento de Juma Marruá, e o encontro entre Maria Marruá (Juliana Paes) e o Velho do Rio (Osmar Prado). Ou seria o encontro entre uma onça e uma cobra?

O Velho do Rio é o místico personagem que surge após o desaparecimento de Joventino (Irandhir Santos), pai de José Leôncio (Renato Góes). Envolto em mistério e uma espécie de entidade que protege o pantanal, o personagem se transformou em cobra quando viu se aproximar o barco com a recém-nascida Juma.

Na versão original do folhetim de Benedito Ruy Barbosa, o Velho do Rio ganha mais destaque a partir da segunda fase. Além de proteger as matas e cuidar dos feridos, ele defende os animais e está sempre de olho na família Leôncio. Não são todos que conseguem vê-lo, mas a lenda também conta que ele é capaz de se transformar em uma sucuri gigante sempre que achar necessário.

Por isso, a pergunta que ficou no ar é: será que ele queria machucar o bebê?

Homem ou animal?

Velho do Rio - Divulgação - Divulgação
Aos 74 anos, Osmar Prado interpreta o Velho do Rio em sua primeira novela desde 'Órfãos da Terra' (2019)
Imagem: Divulgação

O que acontece no capítulo é que, após dar à luz sua filha, Maria se arrepende da gravidez e decide abandonar a criança, pois não se enxerga como uma boa mãe depois de ter visto seus três filhos morrerem. Tudo isso, do parto ao abandono, acontece sob os olhares do Velho do Rio, que acompanha o desenrolar dos eventos embrenhado pela mata.

Imediatamente após colocar a filha em um barco e empurrá-lo pelo rio, Maria repensa a decisão, e resolve sair correndo para impedir que o barco avance. Quando ela alcança a pequena embarcação, vê que sua recém-nascida corre perigo, pois está diante de uma sucuri gigante, pronta para devorá-la.

É neste momento que Maria "se transforma" em onça, munida do seu instinto protetor para salvar a filha. A onça e a sucuri se encaram por longos minutos, até que o réptil vai embora.

Logo depois disso, o Velho do Rio aparece como a figura humana novamente, e Maria volta a ser Maria.

Maria Marruá - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Antes de ter Juma, Maria Marruá (Juliana Paes) lamentou morte do filho
Imagem: Reprodução/TV Globo

O momento é importante para a novela. Além de ser um marco para os saudosos da original de 1990, foi a primeira vez que Maria virou a onça, dando origem à lenda que será perpetuada ao longo da trama.

Sabiamente, o capítulo não mostra a metamorfose do Velho do Rio se transformando em sucuri ou de Maria Marruá se transformando em onça. A novela deixa para o espectador a missão de interpretar se se trata de uma metáfora ou se os dois realmente viram aqueles animais.

Mas isso não significa que o Velho do Rio, transformado em sucuri, quisesse fazer mal à criança.

Sua transformação e sua aproximação do barco em que estava Juma foram dois movimentos calculados, que ele fez para que Maria tivesse a atitude de proteger a filha e recordasse de seus instintos maternos.

E, pelo visto, funcionou.

O que o Velho do Rio representa?

Claudio Marzo - Reprodução/Divulgação/TV Globo - Reprodução/Divulgação/TV Globo
Cláudio Marzo viveu o Velho do Rio na primeira versão de 'Pantanal'
Imagem: Reprodução/Divulgação/TV Globo

A história original de Benedito Ruy Barbosa é inspirada em algumas lendas do folclore pantaneiro, e o Velho do Rio representa a ligação entre o mundo físico e o mundo espiritual.

Além de estar sempre atento ao que acontece com a família Leôncio, ele ajuda pessoas que passam pela região e estão em dificuldade, protege os animais e garante que os eventos se mantenham em ordem. É justamente por isso que ele se apresenta em duas formas: às vezes, ele surge como um homem. Às vezes, na forma da imensa sucuri.

No folhetim original, o Velho do Rio é interpretado por Cláudio Marzo, que também vive o velho Joventino. Ao longo da trama, muitos personagens conseguem encontrar o feiticeiro e o enxergarem, em carne e osso. Apenas José Leôncio não consegue vê-lo até os momentos finais da novela.