Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


Bissexual, ator de Jove já teve fases 'bem viado' e 'bem hétero'

Jesuíta Barbosa não aceita rótulos sobre sexualidade - Globo/João Miguel Júnior
Jesuíta Barbosa não aceita rótulos sobre sexualidade Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

13/05/2022 04h00

Em "Pantanal", Jove tem chamado a atenção do público ao viver um triângulo amoroso com Guta (Julia Dalavia) e Juma (Alanis Guillen). O personagem irreverente é interpretado por Jesuíta Barbosa, 30, que já é um conhecido de longa data do público.

Nascido em 26 de junho de 1991, em Salgueiro, no sertão de Pernambuco, Barbosa não tem problema em falar sobre assuntos pessoais e sobre sua sexualidade, por mais que mantenha seus relacionamentos de maneira discreta. Durante entrevista no programa "Conversa com Bial", em 2019, o ator afirmou que era "bem viado". Depois, em 2021, disse à GQ que a sua sexualidade está sempre mudando.

"São fases da vida", disse Barbosa. "Naquele programa [quando disse ser 'viado'] era uma fase, agora até que estou bem hétero." Ele prefere não se rotular, pois assim consegue explorar a própria sexualidade. "O corpo do ator, do ser humano, é esse lugar de experimentar. Não fico nesse rótulo de celebridade, não me interesso em divulgar a minha intimidade. Isso não tem nada a ver com o meu ofício."

Depois da estreia de "Pantanal", rumores apontavam que o ator e sua colega de elenco, Alanis Guillen, estariam namorando. No entanto, ele negou o envolvimento amoroso à Quem. "As pessoas confundem", explicou. Ele já namorou o ator e fotógrafo Fábio Audi ("Hoje Eu Quero Voltar Sozinho") e já recebeu um convite inusitado de Anitta, que escreveu em uma publicação no Instagram de Jesuíta Barbosa: "Ai, chega mais então!".

Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuita Barbosa) se beijam no rio em cena de 'Pantanal' - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuita Barbosa) se beijam no rio em cena de 'Pantanal'
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Carreira

Mesmo nascido em Salgueiro, Barbosa cresceu em Parnamirim, também situada no sertão pernambucano, para acompanhar o pai, que era delegado. Aos 10 anos, mudou-se para Fortaleza (CE), onde começou a atuar em grupos de teatro.

Na faculdade, cursou Artes Cênicas, contrariando o desejo de seu pai, que gostaria de ver o filho como advogado ou médico. Barbosa fez curso de atuação Princípios Básicos do Teatro José de Alencar e também o curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal do Ceará. Sua primeira participação em um coletivo de artistas aconteceu em 2008, quando entrou para o As Travestidas, comandado por Silvero Pereira ("Bacurau"). Foi com o grupo que o ator criou o seu alter ego, a travesti Monique Frazão.

A estreia no no cinema aconteceu em 2012, com o curta-metragem "Dias em Cuba" e, em 2013, esteve em "O Melhor Amigo". Depois, sua carreira não parou mais e atuou em "Serra Pelada" (2013) e em "Tatuagem" (2013). Pelo trabalho neste último, ele ganhou o seu primeiro prêmio, o Troféu Redentor de Melhor Ator no Festival do Rio 2013.

Jesuíta Barbosa - Reprodução/@dindihojah - Reprodução/@dindihojah
Jesuíta Barbosa estrelou em diversas produções brasileiras
Imagem: Reprodução/@dindihojah

Uma vez na telona, ele não parou mais e diversos outros filmes contaram com a sua presença, como "Praia do Futuro" (2014), "Trash" (2014), "A História de uma Pena" (2015), "Reza a Lenda" (2016), "Jonas" (2016), "Malasartes e o Duelo da Morte" (2017), "O Grande Circo Místico" (2018), "Deslembro" (2019), "O Auto da Boa Mentira" (2021) e "Greice" (2019).

Não só de carreira no cinema vive Jesuíta Barbosa, e "Pantanal" está longe de ser o primeiro papel do ator na televisão. Ele também esteve em produções como "Amores Roubados" (2014), "O Rebu" (2014), "Sete Vidas" (2015), "Ligações Perigosas" (2016), "Justiça" (2016), "Nada Será Como Antes" (2016), "Fim do Mundo" (2016), "Onde Nascem os Fortes" (2018), "Feras" (2019) e "Verão 90" (2019).

Pantanal

Segundo foi reportado pelo colunista de Splash Lucas Pasin, Jesuíta Barbosa não tem procurado saber sobre a repercussão de seu personagem nas redes sociais. Ele teria até mesmo tentado ler alguns comentários sobre Jove, mas considerou que estava levando muita "pedrada".