Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


Por que a primeira fase de 'Pantanal' foi sucesso?

Maria Marruá (Juliana Paes) lamentou morte do filho em "Pantanal" - Reprodução/TV Globo
Maria Marruá (Juliana Paes) lamentou morte do filho em "Pantanal" Imagem: Reprodução/TV Globo

De Splash, em São Paulo

13/04/2022 04h00

"Pantanal" encerrou a sua primeira parte na noite de ontem. E é difícil achar uma pessoa que diga que a novela não foi um sucesso.
Durante algumas semanas, as pessoas comentaram o desenrolar da história de Maria Marruá de um lado e José Leôncio do outro, com direito até a talaricagem e morte.

Mas afinal, por que "Pantanal" deu certo na primeira parte?

"Ainda que com ritmo mais lento que o das últimas tramas, a primeira fase de "Pantanal" foi um grande acerto. Não só pelas paisagens belíssimas, mas pela escolha acertada do elenco. Bruna Linzmeyer fez Madeleine ganhar fã-clube. Juliana Pães deu show como Maria Marruá ao lado de Enrique Diaz. E Renato Goes fez José Leoncio virar crush de um país inteiro."

Fefito

"Finalmente voltamos a acompanhar uma novela com jeito de novela —em vez de filme do Supercine. Depois de Avenida Brasil, a Globo apostou várias vezes num híbrido entre novela e seriado americano que, na minha humilde opinião, não deu muito certo por entender errado qual foi o apelo de Carminha & colegas. Era uma história muito básica de vingança com personagens carismáticos. Pantanal remete a tudo aquilo que o gênero tem de mais simples e objetivo: paixões arrebatadoras, ressentimentos profundos e Juliana Paes virando onça."

Chico Barney

"Pantanal acessou a memória afetiva daqueles que viram a versão original, e despertou a curiosidade de quem só tinha ouvido falar dessa 'lenda' da teledramaturgia brasileira (afinal, há 32 anos, novela de Benedito Ruy Barbosa tirou o sono e a audiência da TV Globo). Some a isso, o fato da primeira parte do remake chegar com cara de cinema, desde a captação das imagens aos enquadramentos escolhidos para as cenas. É um cartão de visitas e tanto, principalmente, para aqueles não tão adeptos ao gênero novelesco, e que talvez tenham começado a se prender à trama, justamente, por suas belas imagens. Ainda tem a atuação segura e marcante dos atores."

Marcelle Carvalho

"Pantanal começou no ritmo certo e com personagens carismáticos. Em pouco tempo fomos conquistados pela história deles, o que faz com que a gente pare todos os dias para ver o que vai acontecer. Quem já conhece a história, tem conseguido matar a saudade e quem está assistindo pela primeira vez, está empolgado para saber o que vem por aí. Pantanal conseguiu unir várias tribos e isso é sensacional."

Aline Ramos

Como estão os atores de 'Pantanal' 32 anos depois da estreia da novela