Topo

'Pantanal': Qual é a relação entre as famílias Leôncio e Marruá?

Jove (Jesuita Barbosa) e Juma (Alanis Guillen) vivem amor em segunda fase de "Pantanal"                              - TV Globo/Divulgação
Jove (Jesuita Barbosa) e Juma (Alanis Guillen) vivem amor em segunda fase de 'Pantanal' Imagem: TV Globo/Divulgação

Filipe Pavão

De Splash, no Rio

13/04/2022 04h00

20 anos se passaram na trama de "Pantanal" no capítulo de ontem. A segunda fase da história adaptada pela TV Globo aprofunda o encontro de duas famílias: os Leôncio e os Marruá. Mas como a saga dessas famílias distintas se unem na novela criada por Benedito Ruy Barbosa em 1990?

A resposta é simples: Jove e Juma vão se apaixonar e unir as duas trajetórias. No entanto, antes desse encontro, é preciso entender as origens dos personagens interpretados por Jesuíta Barbosa e Alanis Guillen e suas famílias.

Família Leôncio

A árvore genealógica da família Leôncio é extensa. Jove é filho de José Leôncio (interpretado por Drico Alves e Renato Góes na primeira fase, e Marcos Palmeira, na segunda). Seu pai herdou uma grande fazenda no Pantanal de seu avô, Joventino (Irandhir Santos), antes dele desaparecer.

Joventino (Irandhir Santos) e José Leôncio (Renato Góes) em 'Pantanal' - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Joventino (Irandhir Santos) e José Leôncio (Renato Góes) em 'Pantanal'
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Em uma viagem de negócios ao Rio de Janeiro, Zé Leôncio se encantou por Madeleine (Bruna Linzmeyer na primeira fase, Karine Teles, na segunda). Ela também se apaixonou pelo peão e decidiu ir viver no Pantanal com ele, contrariando os pais, Antero (Leopoldo Pacheco) e Mariana (Selma Egrei), a irmã, Irma (Malu Rodrigues/Camila Morgado), e o ex-namorado, Gustavo (Gabriel Stauffer/Caco Ciocler).

Casamento de Madeleine e José Leôncio - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Casamento de Madeleine e José Leôncio. Na foto, Mariana (Selma Egrei), Antero (Leopoldo Pacheco), Madeleine (Bruna Linzmeyer), José Leôncio (Renato Góes) e Irma (Malu Rodrigues)
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Depois de um tempo, Madeleine se desentendeu com Zé e retornou ao Rio de Janeiro. De volta à vida na cidade, ela tentou apagar Zé Leôncio da memória e passou a contar ao filho, Jove, que o pai dele estaria morto.

Gustavo (Gabriel Stauffer) e Madeleine (Bruna Linzmeyer) com o pequeno Jove no colo - Globo/Fábio Rocha - Globo/Fábio Rocha
Gustavo (Gabriel Stauffer) e Madeleine (Bruna Linzmeyer) com o pequeno Jove no colo
Imagem: Globo/Fábio Rocha

José Leôncio ainda teve outros dois filhos: José Lucas de Nada, fruto de uma noite de amor com Generosa (Giovana Cordeiro), outro personagem que é interpretado por Irandhir Santos; e Tadeu, fruto da relação com Filó (Letícia Salles/Dira Paes), mulher que cresceu ao lado de Zé na fazenda. Na segunda fase, Tadeu é vivido por José Loreto e é tratado como afilhado pelo próprio pai.

José Leôncio (Renato Góes), Filó (Letícia Salles) e o filho Tadeu (Lucas Oliveira dos Santos) - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
José Leôncio (Renato Góes), Filó (Letícia Salles) e o filho Tadeu (Lucas Oliveira dos Santos)
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Família Marruá

Já a outra família retratada na trama é composta por menos pessoas. Gil (Enrique Diaz) e Maria Marruá (Juliana Paes) são pais de Juma, que nasceu na mesma época que Jove. O casal também teve outros três filhos, que morreram, dentre eles Chico (Túlio Starling), assassinado na frente dos pais. Pobres, os dois precisaram se mudar de local diversas vezes por conflitos de terra, até chegar no Pantanal. Gil também morreu assassinado.

Maria Marruá (Juliana Paes) e Gil (Enrique Diaz) em 'Pantanal' - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Maria Marruá (Juliana Paes) e Gil (Enrique Diaz) em 'Pantanal'
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

O encontro

Já adulto, Jove volta ao Pantanal para reencontrar o pai que acreditava estar morto. No Mato Grosso do Sul, ele se encanta pela jovem Juma, que vive com a mãe nas terras de Zé Leôncio. Mesmo diferentes, os dois vão tentar superar as barreiras que os separam.