Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


'Pantanal': veja as mudanças do elenco para a segunda fase

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

04/04/2022 04h00

O elenco extenso de "Pantanal" certamente não facilita a tarefa do público de entender quem é quem e de acompanhar as transformações pelas quais os personagens passam, e isso fica ainda mais complicado para quem não acompanhou ou lembra-se pouco da primeira versão da novela. Entre a primeira e a segunda fase, são muitos os personagens que surgem, desaparecem ou trocam de intérprete.

Por isso, te ajudamos com um guia dos principais nomes do elenco da trama das 21h.

Juma Marruá

Alanis Guillen é Juma Marruá em 'Pantanal' - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Alanis Guillen é Juma Marruá em 'Pantanal'
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

A personagem que vive um romance intenso com Jove é filha de Gil (Enrique Diaz) e Maria Marruá (Juliana Paes), e é interpretada por Alanis Guillen. Na primeira fase, ela aparece ainda criança, vivida por Valentina Oliveira

Jove

Jesuíta Barbosa é Jove em 'Pantanal'  - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Jesuíta Barbosa é Jove em 'Pantanal'
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Filho de José Leôncio e Madeleine, o rapaz foi criado no Rio de Janeiro, e parte para o Pantanal em busca do pai na idade adulta. Lá, ele não apenas conhece a vida na fazenda como também a encantadora Juma Marruá.

José Leôncio

José Leôncio vivido por Drico Alves, Renato Góes e Marcos Palmeira em 'Pantanal' - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
José Leôncio vivido por Drico Alves, Renato Góes e Marcos Palmeira em 'Pantanal'
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

O pai de Jove é o dono das terras, e acompanhamos o personagem desde a infância até a vida adulta. Por isso, ele é interpretado por quatro atores, na ordem: Fred Garcia (criança), Drico Alves (adolescente), Renato Goés e Marcos Palmeira.

Joventino

Joventino (Irandhir Santos) e Velho do Rio (Osmar Prado) de 'Pantanal' - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Joventino (Irandhir Santos) e Velho do Rio (Osmar Prado) de 'Pantanal'
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Patriarca dos Leôncio, Joventino tem uma forte ligação emocional com a terra e com as suas criações. Ensinou ao filho, José Leôncio, como ter respeito pela região e pelas pessoas e criaturas que a habitam. Ele desaparece misteriosamente e, segundo a lenda, transforma-se no Velho do Rio (Osmar Prado), um ser místico que protege a região ecológica.

Filó

Filó - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Filó (Leticia Salles e Dira Paes) em 'Pantanal'
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Descrita como "a alma e o coração" da fazenda de José Leôncio, Filó é mãe de Tadeu e trabalha como a empregada doméstica do local. Ela é uma mulher religiosa, bastante apegada à fé e dedicada ao filho, que é fruto também de um caso que teve com José Leôncio. Na novela, é interpretada por Leticia Salles na primeira fase e por Dira Paes na segunda.

Tadeu

Tadeu - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Tadeu (José Loreto) em 'Pantanal'
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Criado na fazenda como afilhado de José Leôncio, Tadeu acaba tornando-se seu herdeiro nos cuidados da fazenda, já que conhece a vida rural e tem apego à terra e ao campo. Ele recebe do padrinho a mesma educação que havia recebido do próprio pai, e por isso leva no coração os ideais de respeito e simplicidade. Gustavo Corasini e Lucas Oliveira dos Santos como criança, e José Loreto na idade adulta.

Madeleine

Madeleine - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Madeleine (Bruna Linzmeyer e Karine Teles) em 'Pantanal'
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Descrita como "provocante e subversiva", Madeleine é urbana, do Rio de Janeiro e leva uma vida agitada e sem amarras. Capaz de jogar alto para conseguir o que quer, ela gosta de contrariar a mãe, e tem um relacionamento intenso com José Leôncio, do qual nasce o filho do casal, Jove. Apesar da paixão, no entanto, os dois se desentendem por levarem vidas opostas, ela acaba optando por criar o filho na capital carioca, longe do pai. É vivida por Bruna Linzmeyer na primeira fase da novela, e por Karine Teles na segunda.

Irma

Irma - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Irma (Malu Rodrigues e Camila Morgado)
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Irmã mais velha de Madeleine e seu total oposto, Irma segue a passos firmes a cartilha da mãe, e leva uma vida sossegada e sem fortes emoções. Ela não tem muita liberdade e é constantemente usada pela mãe, Mariana, como um exemplo de como Madeleine deveria ser. Isso acaba provocando uma separação entre ambas, e faz com que a mais velha não aproveite as oportunidades da vida. É interpretada por Malu Rodrigues na primeira fase e por Camila Morgado na segunda.

Gustavo

Gustavo - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Gustavo (Gabriel Stauffer e Caco Ciocler) em 'Pantanal'
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Rival de José Leôncio pelo amor de Madeleine, Gustavo é o preferido de Mariana para a sua filha, que sonha com o matrimônio para unir as famílias Sousa Aranha e Novaes. Mestre em análise comportamental, ele representa equilíbrio e lucidez, enquanto ela representa a paixão e o desejo. Vivido por Gabriel Stauffer e Caco Ciocler.