Topo

Oscar: tapa de Will Smith em Chris Rock ainda gera dúvidas após uma semana

Will Smith deu tapa em Chris Rock durante o Oscar 2022 - Reprodução/Internet
Will Smith deu tapa em Chris Rock durante o Oscar 2022 Imagem: Reprodução/Internet

Weslley Neto

De Splash, en São Paulo

04/04/2022 04h00

O tapa de Will Smith no rosto de Chris Rock durante o Oscar 2022 voltou a ser assunto após um novo vídeo circular nas redes sociais.

Imagens compartilhadas no TikTok mostram Jada Pinkett Smith, mulher do artista premiado como melhor ator por "King Richard - Criando Campeãs", rindo após Chris Rock ser agredido no palco.

"Uau. O Will Smith acabou de me dar um tapa", diz o humorista, ator que rendeu risadas da plateia. Na sequência, o auditório fica em silêncio quando Will Smith afirma: "Deixe o nome da minha esposa fora da p*rra da sua boca".

@defiantdigital A new angle showing Jadas reaction to Will Smith slapping Chris Rock. Does this change your thoughts? #fyp #foryou #willsmith #jadapinkettsmith #chrisrock #oscars ? Forever - Labrinth

O vídeo, assim como o tapa, dividiu opiniões. Uma usuária do Twitter comentou: "Agora ela acha graça? Achei que ela estivesse ofendida um minuto antes", opinou uma pessoa. "Para mim, isso mostra que é tudo culpa do Will e de suas questões", destacou outra.

Além de análises sobre a reação de Jada, a agressão diante da plateia do Oscar também rendeu outros questionamentos do público após uma semana do ocorrido.

Will Smith foi convidado a se retirar?

Em comunicado publicado na última quarta-feira (30), a Academia afirmou que Will Smith foi convidado a se retirar da premiação após o tapa e recusou. "As coisas se desenrolaram de uma maneira que não poderíamos prever", argumentou.

Ontem, o site Variety afirmou que fontes rebateram a afirmação divulgada pelos organizadores do Oscar. Segundo os relatos, a mensagem passada pela Academia sobre a expulsão de Smith do local foi "confusa".

Eles afirmam que alguns membros da Academia queriam que Smith fosse retirado da cerimônia, mas que nenhum pedido formal ou explícito foi feito.

Outra pessoa familiarizada com a Academia disse que o ator foi convidado a sair através de um representante no local. A ligação teria sido feita por David Rubin, presidente da Academia, e pela CEO Dawn Hudson, que, segundo uma fonte, pediu para Smith ir embora.

Produtor da transmissão do Oscar, Will Packer afirmou em entrevista ao programa "Good Morning America" que foi falar com Chris Rock logo após o tapa de Will Smith, e foi uma escolha do comediante não expulsar o ator.

Will Smith não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Um relato dos bastidores da premiação feito pelo site Hollywood Reporter aponta que o ator conversou com colegas e chorou após a agressão, mas não relatou uma aproximação de representantes da Academia.

O que muda após Will Smith deixar Academia?

Will Smith compartilhou um comunicado na sexta-feira (1) anunciando que deixou de ser um membro da Academia de Cinema e Arte. "Aceitarei plenamente todas e quaisquer consequências pela minha conduta. Minhas ações na apresentação do 94º Oscar foram chocantes, dolorosas e imperdoáveis".

A renúncia de Will Smith significa que ele não pode mais votar no Oscar. O ator ainda "pode ser indicado para futuros prêmios e participar de futuras cerimônias", segundo a Academia.

Também não há risco de Smith perder o prêmio recebido na cerimônia do domingo (27). O jornal Los Angeles Times confirma que, de acordo com as regras, o ator permanece com a estatueta que ganhou.

Qual será a punição?

Segundo o LA Times, a revisão formal da Academia diante do caso de agressão, anunciada na quarta-feira (30), continuará. Will Smith poderá ser punido mesmo após deixar a organização.

A punição será anunciada no dia 18 de abril após uma reunião com os conselheiros. Entre as possíveis penalidades, o ator pode deixar de participar de eventos e premiação da organização de forma temporária ou definitiva.

Ele também pode ser punido com a perda da elegibilidade. Dessa forma, ele não poderá ser escolhido pelos conselheiros para receber prêmios. Esta medida também pode ser definitiva ou temporária.

Os conselheiros também podem optar pela perda temporária ou permanente de elegibilidade para manter serviços da Academia e funções voluntárias.

O artista também pode sofrer outras sanções que a Academia, a seu exclusivo critério, possa considerar apropriadas.

O comunicado oficial, divulgado pela Academia na quarta-feira (30), explicou que o conselho de governadores iniciou o processo disciplinar contra Will Smith por violações dos padrões de conduta da Academia, que incluem contato físico inadequado, comportamento abusivo ou ameaçador e comprometimento da integridade das premiações.

O momento do tapa foi parcialmente cortado na transmissão original do Oscar para os EUA. Os eventos ao vivo da TV americana são exibidos com cerca de 20 segundos de atraso, justamente para que seja possível editar ou cortar algum trecho.

Segundo as diretrizes da Comissão Federal de Comunicações dos EUA, conteúdo obsceno, indecente ou profano não deve ser exibido na TV ou no rádio, incluindo xingamentos e palavrões.

Chris Rock errou?

Segundo o site "TMZ", Chris Rock não tinha conhecimento que a mulher de Will Smith estava com a cabeça raspada por consequência da alopecia.

Chris Rock brincou dizendo que Jada estava careca para estrelar "G.I. Jane 2", em uma referência ao que seria uma sequência do filme "Até o Limite da Honra", que em inglês tem o título "G.I. Jane". Na obra, Demi Moore está careca para viver a protagonista.

Segundo a revista "People", Rock falou na última quarta-feira (3) que "ainda está processando" o que aconteceu e planeja falar sobre o fato de uma forma séria, mas já tinha várias piadas escritas especialmente para aquele show e gostaria de focar no texto que escreveu.

O humorista foi aplaudido pelo público após a apresentação. A recepção do público emocionou Chris Rock, que pediu durante o show: "Quero que me deixem ficar emotivo".

O humorista David Spade, que já trabalhou com Chris no programa "Saturday Night Live" e nos filmes "Gente Grande" e "Gente Grande 2", defendeu a piada do colega.

"Comediantes não têm um prontuário médico de todas as pessoas na plateia", destacou ele ao comentar sobre o caso em publicação no Twitter.

Jim Carrey condenou a atitude de Will Smith, dizendo que o ator deveria ter sido preso após o tapa em Chris Rock.

O que vai acontecer com a carreira de Will Smith?

Will Smith pediu desculpas publicamente a todos, incluindo Chris Rock, num comunicado em seu Instagram divulgado na segunda-feira (28). Em seu discurso após vencer o Oscar de Melhor Ator, ele já havia pedido desculpas à Academia e aos outros indicados, mas não ao comediante.

O site The Hollywood Reporter ouviu pessoas influentes na indústria, que afirmaram ainda haver espaço para salvação. Para um executivo, a boa reputação de Will Smith e sua longa carreira vão ajudar.

Para executivos de variados estúdios de cinema dos Estados Unidos, a imagem de Will Smith não está completamente manchada, mas tudo depende de como as coisas forem conduzidas daqui em diante.

Aos 53 anos, o astro não tem histórico de ter sido violento em sets de filmagem, e chegou a dar um bônus financeiro aos colegas de elenco de "King Richard - Criando Campeãs" para compensá-los pelo lançamento do filme de forma simultânea na HBO Max.