Topo

Will Smith anuncia que deixou a Academia após tapa; o que isso significa?

De Splash, em São Paulo

01/04/2022 20h52

Will Smith compartilhou um comunicado anunciando que deixou de ser um membro da Academia de Cinema e Arte. O artista deu um tapa na cerimônia do Oscar em Chris Rock no último domingo (27).

"Aceitarei plenamente todas e quaisquer consequências pela minha conduta. Minhas ações na apresentação do 94º Oscar foram chocantes, dolorosas e imperdoáveis", disse o vencedor do Oscar na categoria melhor ator por "King Richard - Criando Campeãs".

"Eu traí a confiança da Academia. Privei outros indicados e vencedores de sua oportunidade de celebrar e ser celebrado por seu trabalho extraordinário. Estou de coração partido", reforçou o artista no texto.

A renúncia de Will Smith significa que ele não pode mais votar no Oscar. O ator continuará tendo acesso a exibições e eventos realizados pela organização.

A Academia destaca que ele "ainda pode ser indicado para futuros prêmios e participar de futuras cerimônias" — Não é preciso ser membro para ser escolhido em uma das categorias presentes no Oscar.

Também não há risco de Smith perder o prêmio recebido na cerimônia do domingo (27). O jornal Los Angeles Times confirma que, de acordo com as regras, o ator permanece com a estatueta que ganhou.

Will Smith ainda pode ser punido

Segundo o LA Times, a revisão formal da Academia diante do caso de agressão continuará. Will Smith poderá ser punido mesmo deixando a organização.

Os critérios da Academia são amplos e a punição será anunciada no dia 18 de abril. Entre as possíveis penalidades, o ator pode deixar de participar de eventos e premiação da organização de forma temporária ou definitiva.

Ele também pode ser punido com a perda da elegibilidade. Dessa forma, ele não poderá ser escolhido pelos conselheiros para receber prêmios. Esta medida também pode ser definitiva ou temporária.

Os conselheiros também podem optar pela perda temporária ou permanente de elegibilidade para manter serviços da Academia e funções voluntárias.

O artista também pode sofrer outras sanções que a Academia, a seu exclusivo critério, possa considerar apropriadas.