Topo

Will Smith se recusou a deixar o Oscar e pode ser expulso, diz Academia

De Splash, em São Paulo

30/03/2022 19h21

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, iniciou um "processo disciplinar" contra Will Smith após o tapa do ator no rosto de Chris Rock durante a cerimônia no domingo (27).

A organização afirma que o artista, vencedor da categoria "Melhor Ator" com "King Richard - Criando Campeãs", recusou-se a deixar a premiação após a agressão e pode ser expulso da Academia.

"O conselho de governadores iniciou hoje um processo disciplinar contra Smith por violações dos padrões de conduta da Academia, que incluem contato físico inadequado, comportamento abusivo ou ameaçador e comprometimento da integridade da Academia", diz o comunicado oficial compartilhado pelo site The Hollywood Reporter.

Segundo a Academia, Will Smith recebeu um aviso sobre suas violações antes de a organização discutir uma punição. Ele terá a oportunidade de se defender em uma resposta por escrito.

"Na próxima reunião do conselho, prevista para 18 de abril, a Academia poderá tomar qualquer medida disciplinar, que pode incluir suspensão, expulsão ou outras sanções permitidas pelos estatutos e padrões de conduta", informou o texto.

"As coisas se desenrolaram de uma maneira que não poderíamos prever. Will Smith foi convidado a deixar a cerimônia e recusou. Também reconhecemos que poderíamos ter lidado com a situação de maneira diferente", concluiu o comunicado.

A piada

Durante a cerimônia do Oscar, Chris Rock brincou dizendo que Jada estava careca para estrelar "G.I. Jane 2", em uma referência ao que seria uma sequência do filme "Até o Limite da Honra", que em inglês tem o título "G.I. Jane". Na obra, Demi Moore está careca para viver a protagonista.

Smith não gostou da alfinetada, e subiu ao palco, agrediu o comediante de 57 anos e gritou, duas vezes:

"Mantenha o nome da minha esposa longe da p*rra da sua boca!"
Will Smith

Segundo o site "TMZ", Chris Rock não tinha conhecimento que a mulher de Will Smith estava com a cabeça raspada por consequência da alopecia.

Condição de Jada

A atriz e mulher de Will Smith, Jada Smith, tem alopecia, condição que causa queda capilar. Ela revelou a condição em 2018, quando ainda não tinha raspado os cabelos — na época, ela escondia as falhas no couro cabeludo com turbantes e lenços.

"Foi aterrorizante no começo. Eu estava no banho e via todos aqueles fios de cabelo nas minhas mãos. Eu tremia de medo", disse Jada Pinkett Smith na época.

Ela decidiu raspar todo o cabelo em julho do ano passado, e contou com a ajuda da filha, Willow, no processo. Dias depois, Willow também raspou os cabelos durante uma performance ao vivo de sua música "Whip My Hair".

O diagnóstico de Jada é de alopecia areata, uma condição autoimune — ou seja, quando as células atacam o próprio organismo. A alopecia também pode ser causada por tração, quando os fios de cabelo são submetidos a uma tensão repetitiva.

Oscar 2022: Confira as fotos da premiação