Topo

Dourado admite erros por falas no 'BBB10' e lembra críticas de Jean Wyllys

Marcelo Dourado, vencedor do "BBB 10", reconheceu fala homofóbica no reality - Reprodução/YouTube
Marcelo Dourado, vencedor do "BBB 10", reconheceu fala homofóbica no reality Imagem: Reprodução/YouTube

De Splash, em São Paulo

16/02/2022 19h42

Marcelo Dourado, vencedor do 'BBB 10', compartilhou um vídeo comentando sobre declarações feitas durante o programa. O professor de artes marciais e personal pediu desculpas por falas consideradas homofóbicas e lembrou, indiretamente, do conflito com o ex-deputado federal Jean Wyllys.

De tempos em tempos rola este vídeo em que eu falo sobre orgulho hétero, resistência heterossexual dentro de um reality show. Eram condições controladas, específicas. Sofria muita pressão psicológica e provocações diárias dos meus adversários. Mas nada apaga o fato: eu era uma pessoa muito mais ignorante há 12 anos do que sou hoje.
Marcelo Dourado

Dourado destacou, em vídeo publicado em seu canal no Youtube, que pensamentos preconceituosos vão "contra o seu próprio legado e histórico familiar". Ele afirma que todos devem ser respeitados e os temas precisam ser constantemente debatidos.

Eu não percebia que a frase que meu adversário falava, 'o mundo é gay', era uma frase de resistência e inclusão. Na minha cabeça limitada, achava que era uma afirmação genérica. Não entendi a importância daquilo para uma comunidade que é constantemente vítima de violência.
Marcelo Dourado

O vencedor do 'BBB 10' também afirmou que seu "jeito bruto", além do ímpeto e da vontade de ganhar, podem ter "confundido as pessoas" que torceram por ele no reality. "Eu abomino o preconceito. Caso você torceu por mim se identificando com isso, quero distância. Não pretendo ganhar amizade e simpatia, mas apenas para reparar o erro histórico do que eu falei e reconhecer o meu erro, que pode realmente ter sido interpretado como uma fala preconceituosa", concluiu Dourado sem citar Jean Wyllys.

Marcelo Dourado durante o "BBB 10" - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Marcelo Dourado durante o "BBB 10"
Imagem: Reprodução/TV Globo

O que disse Jean Wyllys em 2010?

Vencedor do 'BBB 5', Jean Wyllys criticou a postura de Marcelo Dourado no reality em 2010. O professor apontou o participante como "autoridade dourada e fascista" em um texto publicado em blog pessoal na época.

O ex-BBB também afirmou que Dourado era um "líder fascista" e avaliou que ele ganhou o BBB por ser o "único em um grupo e não representava uma ameaça".

A publicação não está mais disponível. A revista Ego compartilhou trechos do texto escrito por Jean Wyllys dias após a divulgação.

"Marcelo Dourado, ao se opor explicitamente à 'licenciosidade' dos coloridos, emergiu como o líder de caráter fascista, que satisfaz a vontade geral de ordem e segurança. [...] Como sei que todo líder fascista é 'auto-interessado', não me deixei seduzir pelos elogios de Dourado à minha pessoa. Dourado sabe que eu gozo de alguma popularidade e prestígio, logo, não me criticaria abertamente; ao contrário, principalmente quando há um milhão e meio de reais em jogo", disse Jean em um trecho.

Após eliminação de Bárbara, quem é o participante favorito do 'BBB 22'?

Enquete encerrada

Total de 15433 votos
39,24%
Reprodução/Instagram @bbb
30,62%
Reprodução/Instagram @bbb
11,03%
Reprodução/Instagram @bbb
6,32%
Reprodução/Instagram @bbb
4,08%
Reprodução/Instagram @bbb
1,57%
Reprodução/Playplus
1,26%
Reprodução/Instagram @bbb
1,15%
Reprodução/Instagram @bbb
0,99%
Reprodução/Globoplay
0,90%
Reprodução/Instagram @bbb
0,74%
Reprodução/Instagram @bbb
0,48%
Reprodução/Instagram @bbb
0,39%
Reprodução/Instagram @bbb
0,35%
Reprodução/Instagram @bbb
0,34%
Reprodução/Instagram @bbb
0,34%
Reprodução/Instagram @bbb
0,19%
Reprodução/ TV Globo
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo