Topo

Ator argentino-brasileiro acusado de estupro acumula denúncias de atrizes

O ator argentino brasileiro Juan Darthés, acusado de estupro pela atriz Thelma Fardin Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

11/02/2022 12h08

Em protesto contra a anulação do julgamento do ator Juan Darthés, acusado de estupro pela atriz argentina Thelma Fardin, um coletivo de mulheres se reuniu em frente ao consulado do Brasil em Buenos Aires hoje.

O crime contra Fardin teria acontecido em 2009 — na época, ele tinha 45 anos e ela, 16. Essa denúncia contra Darthés, no entanto, não é a única: outras três atrizes já falaram sobre abusos sofridos quando contracenaram com o ator argentino nascido no Brasil.

Em 2017, a atriz Calu Rivero o denunciou por abuso sexual durante as filmagens da novela "Dulce Amor" — seu primeiro grande trabalho na televisão argentina. A atriz, que na época tinha 24 anos, divulgou uma nota relembrando o caso:

Ele abusava de seu poder, modificava as cenas para me tocar e me beijar mais, de um jeito horrível. Me surpreendeu porque a câmera estava ligada e todos estavam lá, o diretor, todo mundo, e ninguém fez nada.

Anita Co, que em 1999 contracenou com Darthés na novela "Gasoleros", divulgou uma carta aberta em 2018 descrevendo o que passou com Darthés quando tinha 21 anos:

Então ele desliza com a cadeira de rodinhas, se joga em cima de mim, para e me joga contra a parede, me beija, coloca a língua em mim, agarra minha mão e me faz tocar em seu sexo enquanto diz: 'Olha como você me deixa'. Fiquei congelada, sem poder reagir. Segundos depois, uma das meninas do figurino chegou e ele se afastou imediatamente, então fui embora. Nos dias seguintes me perseguiu nas gravações. Acabei de filmar e não voltei a vê-lo.

Natalia Junco, que em 2005 participou da novela "Se dice amor" com Darthés, também descreveu um episódio de assédio durante as gravações:

Antes de filmar, ele passou o dedo indicador da minha nuca até onde começa o fêmur, e disse 'como você me excita'. Eu me viro e ele diz: 'Olha como você me deixou', mostrando sua ereção. Fiquei estupefata.

Darthés abriu processos contra as três: teve o pedido de indenização por danos morais contra Anita Co negado pela Justiça, e diante dessa decisão retirou a queixa contra Natalia Junco. O processo contra Calu Rivero é o único ainda em aberto. Ele também nega a acusação de Thelma Fardin, dizendo que foi ela quem o seduziu.

Quem é Juan Darthés?

Darthés, nome artístico de Juan Rafael Pacífico Dabul, nasceu em outubro de 1964 em São Paulo. Filho de dois argentinos, ele logo voltou ao país de origem dos pais, passando a infância e juventude em Buenos Aires.

O ator nasceu em berço artístico: sua mãe é a atriz Leyla Dartel, e seu pai o ator e cantor de tangos Oscar Fontes. Seu nome artístico, Darthés, é uma junção dos sobrenomes dos dois.

Juan Darthés seguiu os passos dos pais e também ficou famoso como cantor de tangos e ator de novelas argentinas. Uma delas foi "Patito Feo", sucesso em toda a América Latina — e foi nela em que ele contracenou com Thelma Fardin.

Em maio de 2009, os dois estavam na Nicarágua para encerrar uma turnê de shows da novela pela América Latina. Juan Darthés era o único ator maior de idade na turnê: Griselda Siciliani, a outra protagonista adulta, desistiu de participar dos shows porque não queria mais trabalhar com ele.

"Me senti maltratada nos dois anos em que trabalhei com ele. Não participei da turnê em que isso aconteceu, no início de 2009, porque não aguentava mais trabalhar assim", explicou Griselda em entrevista ao jornal argentino VíaPaís em 2018.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ator argentino-brasileiro acusado de estupro acumula denúncias de atrizes - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade