Topo

'Industry Baby': Lil Nas X usa single para enfrentar encarceramento racista

De Splash, em São Paulo

23/07/2021 12h42Atualizada em 23/07/2021 14h23

Lil Nas X lançou o esperado single de "Industry Baby". A prévia já tinha sido disponível com o cantor em um julgamento em que ele é preso por sua sexualidade — além de alfinetar a Nike por conta do s tênis inspirado no clipe "Montero".

Agora, no clipe de "Industry Baby" com participação de Jack Harlow , ele foge da prisão — não sem antes dançar nu no vestiário — e responde aos críticos que esperavam sua carreira acabar com o hit "Old Town Road".

Vocês nunca estiveram torcendo por mim de qualquer forma, quando eu voltar ao topo, quero ouvir vocês dizendo: 'Ele não foge de nada, cara'.

Só que o cantor vai além: ciente do seu papel de influente, Lil Nas X usa sua arte para reverter quadros racistas. Ele anunciou a contribuição com o "Fundo Bail X", que juntará doações junto com a organização The Bail Project. A ideia é pagar a fiança de pessoas negras que estão presas por infrações leves.

A ação critica o encarceramento em massa dos cidadãos negros nos Estados Unidos e evidencia que, com essas pessoas não têm dinheiro para pagar a fiança, o sistema carcerário e jurídico tem uma estrutura racista.

A música é a forma como luto pela libertação. É meu ato de resistência. Mas também sei que a verdadeira liberdade requer uma mudança real no funcionamento do sistema de justiça criminal. Começando com fiança em dinheiro.

Lil Nas X - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Lil Nas X em 'Industry Baby'
Imagem: Reprodução/YouTube

Lil quer que outros artistas se juntem a causa para acabar com a fiança em dinheiro. Jack Harlow, seu parceiro de clipe com produção de Kanye West, fez uma doação, segundo a Variety.

Segundo a revista, o The Bail Project já teve mais de 47 milhões de dólares (cerca R$ 243 milhões) de em assistência gratuita em fiança para mais de 17.000 pessoas de baixa renda em todo o país. A organização também oferece suporte pós-liberação por meio de lembretes judiciais, transporte gratuito e referências voluntárias para moradia, tratamento de uso de substâncias e outros serviços.

Eu sei a dor que o encarceramento traz para uma família. E eu sei o impacto desproporcional que a fiança em dinheiro tem sobre os negros americanos e a comunidade LGBTQ. Vamos trazer as pessoas para casa e lutar por liberdade e igualdade. Acabar com a fiança em dinheiro é uma das questões de direitos civis mais importantes de nosso tempo

Em uma publicação no Twitter, Lil reafirmou o intuito do seu vídeo.

Lil Nas X usa seu vídeo "Industry Baby" com o tema da prisão como uma arrecadação de fundos para o Projeto Bail, que é uma organização sem fins lucrativos que combate o encarceramento em massa.

De acordo com o site mundo Negro, os lucros obtidos com "Industry Baby" também serão destinados ao projeto contra o encarceramento em massa de pessoas negras nos Estados Unidos. No YouTube, o videoclipe aparece com a etiqueta de "campanha beneficente" e com seus mais de quatro milhões de visualizações.