Topo

Lil Nas X lança 'Tênis do Satã' com 666 unidades e referência bíblica

Lil Nas X, autor de canção Panini, debochou das críticas recebidas pelo lançamento do calçado - Reprodução/Twiiter
Lil Nas X, autor de canção Panini, debochou das críticas recebidas pelo lançamento do calçado Imagem: Reprodução/Twiiter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/03/2021 12h44

O rapper Lil Nas X, autor das canções "Old Town Road" e "Panini", lançou um polêmico modelo de calçados chamado de "Tênis do Satã". Custando US$ 1.018 — aproximadamente R$ 5.900 —, o valor faz alusão a uma citação bíblica, tem gotas de sangue de humanos, um pentagrama e, com 666 unidades disponíveis, faz referência ao "número da besta".

Lil Nas X, cujo nome verdadeiro é Montero Lamar Hill, tem como costume lançar clipes com simbologia satânica.

Remodelado em um Air Max 97s, criação pertencente à Nike, o tênis foi criado pelo coletivo de arte MSCHF, de Nova York, e possui gotas de sangue dos membros do grupo. Em comunicado à CNN, a Nike afirmou: "Não temos um relacionamento com Lil Nas ou MSCHF" e "A Nike não projetou ou lançou esses tênis e não os endossamos", disse.

Além das gotas de sangue, o tênis rubronegro possui um pentagrama de bronze em cada lado sobre os cadarços e uma referência bíblica: "Lucas 10:18", que diz "Eu vi Satanás caindo do céu como relâmpago".

Um porta-voz do MSCHF disse: "Amamos nos sacrificar por nossa arte", sobre as gotas de sangue nos tênis, e reforçou que a Nike não tem nada a ver com o projeto. "Não estava envolvida de forma alguma", disse segundo a CNN.

Muitos criticaram o rapper, mas ele não ligou e ainda fez chacota sobre as polêmicas. Em um vídeo postado no Youtube, ele pede desculpas pelo lançamento do tênis, mas, em seguida, corta para uma cena do clipe "Montero (Call Me By Yout Name)", no qual ele arranca os chifres de um ator que interpreta a figura de satanás e o coloca em si mesmo.

No Instagram, ele também se pronunciou ao postar uma foto de um tênis branco. Em vez da citação a "Lucas 10:18", ele coloca "João 3:16", que diz "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna", além da frase "O prazer é meu". Na legenda, escreveu: "Estão felizes agora?".