Topo

Emicida sobre ida a Universidade em Portugal: 'Vou entrar como professor'

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/07/2021 04h00

Nesta semana, Emicida é o convidado de Zeca Camargo no "Splash Entrevista", para o Canal UOL. Não faltou assunto, entre eles a celebração e o sucesso do documentário e show AmarElo, na Netflix e claro, a ida do rapper para a Universidade de Coimbra em Portugal, ainda este mês.

"Eu tô muito feliz", assim o rapper começou a celebração com Zeca contando como surgiu a oportunidade. De acordo com ele, um amigo o conectou com algumas pessoas do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, para uma homenagem que iria acontecer para o sociólogo português Boa Ventura de Souza Santos, no qual ele é um grande admirador e a oportunidade veio.

Falei com meus amigos: 'Eu vou entrar na Universidade como professor', vocês têm noção do que é isso? Essa foi a única onda que eu tirei. Eu não entrei como estudante, vou entrar como professor. Emicida

XSX - Splash Entrevista / UOL - Splash Entrevista / UOL
Splash Entrevista: Emicida e Zeca Camargo conversam sobre sucesso do rapper
Imagem: Splash Entrevista / UOL

O rapper, que anunciou a novidade através do seu Twitter no início da semana, deu detalhes para Zeca: "Vou estar lá nos próximos meses, colaborando com o que a Universidade achar que eu possa ser útil", começou.

AmarElo

Emicida contou que o corpo docente da Universidade ficou impressionado com o documentário "AmarElo" e que até saíram matérias nos jornais de Portugal, o que deixou ele, e toda equipe, extremamente gratos.

A gente tem muito amor aos nossos irmãos e irmãs de Portugal, que nos acompanham por lá e constroem nossa trajetória do outro lado do Atlântico. Emicida

Residência artística

Durante os três meses, ele contou que ajudará os doutorandos em sociologia, "que é mais ou menos o universo que eu existo", disse ele contando que também participará de debates de economia, sociologia e cultura.

A beleza do conhecimento é partilhar! A gente entende que Portugal é uma antena que conecta a gente em todo ambiente de lusofonia. Pra gente é importante alcançar Angola, Moçambique... Emicida

E para encerrar, Emicida vibrou a oportunidade de estar disponível para oferecer uma perspectiva que foge do que é considerado 'tradicional': "É o que eu acredito que deve ser feito quando se trata de pedagogia", concluiu.

"Splash Entrevista"

Toda quarta-feira, Zeca Camargo recebe convidados pra lá de especiais, em conversas divertidas sobre o dia a dia, trajetória e novos projetos. Na última semana, Gabriel O Pensador falou do lançamento de "Girl From Garopaba", música escrita para a namorada e da reação da família ao descobrir que ela tinha 19 anos de idade.

Você pode assistir a toda a programação do Canal UOL aqui.