Topo

Livraria Cultura culpa covid e vai recorrer de 'decisão equivocada' de juiz

Livraria Cultura
Livraria Cultura
Divulgação

De Splash, em São Paulo

23/09/2020 15h21

A Livraria Cultura pretende recorrer da decisão publicada na semana passada pelo juiz Marcelo Sacramone, da 2ª Vara de Falência de São Paulo, que rejeitou o pedido por um novo plano de recuperação e ameaçou decretar falência da empresa. Os advogados enviaram o posicionamento da livraria ao Splash.

A Livraria Cultura recorrerá ao Tribunal de Justiça e está confiante de que fará valer os seus direitos. (...) Além disso, a Livraria Cultura entende que o juiz decidiu de forma equivocada ao não computar o voto manifestado por dois credores da Classe IV.

Continua depois da publicidade
livraria cultura - Paulo Fridman/Corbis via Getty Images - Paulo Fridman/Corbis via Getty Images
Livraria Cultura, em São Paulo
Imagem: Paulo Fridman/Corbis via Getty Images

A empresa argumenta que estes dois credores teriam informado um erro na votação: eles teriam tido a intenção de votar a favor do novo plano de recuperação, mas seus votos foram computados como contrários. A cultura diz que o juiz errou ao não levar isso em conta.

Também de acordo com os advogados —liderados por Fabiana Solano—, a pandemia do novo coronavírus agravou a crise financeira vivida pela rede da Livraria Cultura em diferentes estados do Brasil.

A partir de março de 2020, a Livraria Cultura sofreu abruptamente os impactos da pandemia e teve todas as suas lojas fechadas compulsoriamente por mais de 4 meses, o que causou uma queda abrupta de mais de 73% do seu faturamento bruto (se comparado ao mesmo período do ano de 2019).