Topo

Marcelle Carvalho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O que Betty de 'Verdades Secretas' ensina a Rebeca de 'Um Lugar ao Sol'

Betty vive intensa relação com Mateus, em "Verdades Secretas 2", sem pensar na idade - João Cotta/TV Globo/divulgação
Betty vive intensa relação com Mateus, em 'Verdades Secretas 2', sem pensar na idade Imagem: João Cotta/TV Globo/divulgação

Colunista do UOL

01/12/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Outro dia, vendo "Verdades Secretas 2" e "Um Lugar ao Sol", me peguei pensando como seria o encontro de Betty (Deborah Evelyn) e Rebeca (Andréa Beltrão). O que não seria nenhum absurdo, visto que as duas são contemporâneas, já foram modelos e ainda estão inseridas no mundo fashion. Imaginei as duas trocando figurinhas e fiquei curiosa em saber se além da vida profissional, elas também compartilhariam a atração que sentem por homens mais novos, o que ainda é olhado de nariz torcido por muita gente.

Betty paga por eles, como é o caso de Mateus (Bruno Montaleone). Já Rebeca despertou o interesse de Felipe (Gabriel Leone) pelo coração. Independentemente de como se relacionam com os rapazes, a idade é a última coisa com que devem se preocupar. Cinquentonas, as personagens, a seu modo, querem é experimentar, viver o novo. E realizar a força que tem uma paixão.

Uma coisa a estilista de "Verdades Secretas" está na frente: ela se joga mais em seu desejo. Não estou dizendo que a ex-modelo de "Um Lugar ao Sol" tenha que seguir a mesma linha de sua contemporânea. Mas Rebeca ainda está contida na vazão ao sentimento por Felipe. Ok, ela sabe dos problemas que virão ao dar corda ao sentimento, mas e daí? Continuar em um casamento falido? Ser infeliz para não envergonhar a filha adolescente? Até quando será necessário que a mulher engula suas vontades, reprima seus desejos em prol de outras pessoas ou do julgamento alheio?

novela das 21h - reprodução - reprodução
Rebeca se sente atraída por Felipe, mas teme o julgamento alheio, em 'Um Lugar ao Sol'
Imagem: reprodução

Betty vai fundo e deixa que Mateus a vire de ponta a cabeça. Se entrega. Ousa. Ama. Sem medos. Um ensinamento para Rebeca: não se prenda em convenções que só a amarram e não a deixam ser feliz. A estilista de "Verdades Secretas" vive tão intensamente que, na nova leva de capítulos que chega hoje ao Globoplay, vai propor ao amante que morem juntos. Nem está aí para o futuro, quer mesmo é viver o presente.

É o que Rebeca e tantas outras mulheres deveriam pensar: viver o aqui e agora. Ao invés de pensarem na idade como um empecilho, pensem nela como aquela amiga libertadora, que chega embalada nos versos de Lulu Santos: "Vamos viver tudo que há pra viver / Vamos nos permitir".