Topo

Marcelle Carvalho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Mais um horário de novelas na Globo faz questionar a programação da tarde

"O Cravo e a Rosa" estreia horário de reprises da Globo - Globo/Nelson Di Rago
'O Cravo e a Rosa" estreia horário de reprises da Globo Imagem: Globo/Nelson Di Rago

Colunista do UOL

25/11/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A TV Globo anunciou, nesta terça-feira (24), um novo horário de novelas a partir do dia 6 de dezembro. "O Cravo e a Rosa" foi eleita a trama de estreia. Como noveleira raiz, essa decisão da emissora me deixou um tanto curiosa. Até pelo fato de o comunicado oficial não esclarecer os objetivos por trás de tal novidade. Essa alteração mexe com a grade vespertina da emissora, dando brecha para pensarmos qual seria o motivo dessa decisão.

Emplacar a programação nas longas horas entre o fim do "Jornal Hoje" e o início da novela das 18h, tem sido uma pedra no sapato da TV Globo. Ainda mais quando se tem perda de audiência para outras atrações, como o quadro de fofocas "A Hora da Venenosa", na RecordTV. Movimentos para reverter a situação foram feitos pela emissora, como as reformulações do "Vídeo Show" e a criação do "Se Joga", para citar exemplos mais recentes. Sem sucesso. Talvez agora com o novo horário de novelas, seu melhor trunfo, a emissora consiga o intento: aumentar e manter a audiência na faixa do horário.

Com uma mudança significativa na grade, penso em outra que vai acontecer em breve: "Malhação" sairá de cena, após 26 anos de serviços prestados. Depois de tanto tempo no ar, vale a reflexão se ela cumpriu o papel inicial, a de ser a novela voltada para o público jovem. Fica a dúvida, porque, pelo menos até agora, a Globo não deu sinais de que trará, em fevereiro, último mês da trama jovem, um substituto direto que dará continuidade ao conceito inaugurado pela novela teen. Até lá, o "Vale a Pena Ver de Novo" e a "Malhação" continuarão dividindo a faixa de horário entre a "Sessão da Tarde" e a novela das 18h. Na verdade, seria frustrante descobrir que o final da tarde da emissora esteja simplesmente ocupado por essas atrações servindo apenas como tapa-buracos.

Como a TV Globo ainda não explicou oficialmente qual a motivação da alteração da grade, não descartaria a possibilidade de um novo programa já estar decido pela emissora. Caso não haja, o canal precisaria definir qual atração substituirá "Malhação" e, quem sabe, até mesmo a manutenção ou não do "Vale a Pena Ver de Novo". Talvez o comportamento do público a partir dessa reformulação, sirva de termômetro para a tomada de decisão em relação a isso.