Topo

Luciana Bugni

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

"Cansado mentalmente": por que o brasileiro ama tanto Arthur Aguiar?

Arthur: cansado mentalmente, igual a gente - Reprodução/Globoplay
Arthur: cansado mentalmente, igual a gente Imagem: Reprodução/Globoplay

Colunista do UOL

16/03/2022 12h25

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Arthur Aguiar está sentado em um sofá em uma sala em que toca música alta. Ele está chorando. Tadinho, gente, por que ele está chorando? Tem dois amigos ao lado dele. Um simula que vai beijá-lo para animar um pouco. Arthur não está para brincadeira, não. Está triste. Tadinho, gente, Arthur não quer nada, ninguém consegue consolá-lo. Está difícil para todo mundo, Arthur.

Arthur diz que está cansado mentalmente. Nós estamos com ele, sentados em um sofá, ouvindo uma música animada que não combina com nosso estado de ânimo. Sem força para enxugar as lágrimas. Quando a vida deu essa virada e agora o brasileiro se identifica e quer consolar um cara que já deu à sociedade vários motivos para ser julgado?

Se voltar para 2020, percebo que já fiz um texto parecido com esse que tentava explicar por que tantas mulheres caiam na lábia de caras como ele. A resposta podia até ser intrigante à época, mas hoje, que ele mora em nossas casas, fica um pouco mais fácil de entender. O brasileiro adora um coitadinho. E Arthur se coloca bem nessa posição. De propósito, parece. O público se compadece até pelo passado dele, facilmente perdoável com o lema "quem nunca errou?"

Se fosse uma mulher nessa posição, creio que seria um pouco mais difícil perdoar logo de cara assim. Perseguido por Jade Picon no BBB e pela própria esposa fora dele — Maíra Cardi tentou controlar a alimentação do marido à distância —, ele assumiu o posto de vítima.

E a gente não pode ver uma vítima branca, magra, hétero e rica que já abraça para sempre.

Num jogo que vale um milhão e meio de reais dos quais ele não precisa de um centavo, Arthur escolheu vencer. Juliette venceu em 2021 de maneira parecida. Dentro da casa, tem fiéis seguidores que fariam de tudo por ele. Tem também inimigos que já chegaram a agredi-lo (fisicamente, inclusive). Calado, driblou tudo e seguiu. Quem se identifica? Todo mundo que começou esse 2022 tomando tapa na cabeça da vida e suspirando resignado.

A redenção do Arthur traidor funcionou. Perdoá-lo é perdoar também as nossas próprias bobagens do passado? Mostrar fidelidade em rede nacional é a prova de que todo mundo tem jeito? Não dá para saber. Mas agora, ele está sentado em um sofá chorando seu cansaço no ombro de um amigo, como nós aqui fora. Prostrados, exaustos, precisando levantar, abaixar o som e dormir, mas sem força para nada.

Às vezes é mais fácil cair na lábia de alguém que manipula a gente do que tentar mudar o mundo. Você pode discordar de mim no Instagram.