Lucas Pasin

Lucas Pasin

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Exclusivo
Reportagem

Exclusivo: 'Tudo a seu tempo', diz Fátima Bernardes após 37 anos na Globo

Fátima Bernardes conversou com exclusividade com a coluna após se tornar público o fim de seu contrato de 37 anos com a Globo. A apresentadora agradeceu o carinho que tem recebido do público.

Obrigada. Está tudo ótimo! No momento, me divido entre a preparação do que irei fazer nas Olimpíadas de Paris e o projeto novo para TV. Tudo a seu tempo. Fátima Bernardes, exclusivo para a coluna.

Nas redes sociais, Fátima também adiantou parte dos planos profissionais. Ela já foi anunciada pela Play9 como o grande nome da cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris. Lá, a apresentadora produzirá conteúdos para o Youtube e redes sociais.

"Com o término do The Voice, entreguei, em novembro, 3 propostas de novos programas. E fico feliz em dividir com vocês que já estamos desenvolvendo um deles. Pra quando? Ainda não sabemos. O importante é que seja de qualidade como o público merece e a TV Globo sabe fazer, interessante e com o meu perfil. Um processo de trabalho muito parecido com o que aconteceu para o Encontro", escreveu Fátima.

Ela agradeceu o tempo de contrato fixo na emissora: "Nesses 37 anos na TV, tive todas as possibilidades de evoluir profissionalmente e continuo acreditando que algo muito bom para mim e para o público virá pela frente".

Bastidores da saída de Fátima

Conforme adiantado pela coluna, o desejo pela liberdade em não ser exclusiva da emissora e de não ter mais que assumir obrigações, como um programa diário, partiu de Fátima Bernardes, e não foi de uma hora para a outra.

Segundo fontes da coluna, Fátima já conversava com a emissora desde o início de 2021, quando ainda estava no Encontro. A apresentadora teve suas primeiras conversas decisivas com a direção da Globo, destacava a vontade de não continuar mais em um programa diário e indicava o desejo de diminuir o ritmo de trabalho. Ela queria ter mais tempo para a família, namoro, amigos e viagens.

Continua após a publicidade

Uma eventual saída de Fátima gerou receio de que houvesse uma fuga de patrocinadores, pois a apresentadora tinha um forte atrativo para marcas. A emissora cogitou até acabar com o Encontro, mas optou por continuar com Patrícia Poeta à frente da atração.

Ainda em 2021, Fátima fez outros pedidos para a direção, na tentativa de desenhar com calma a sua saída. Ela conversou com a emissora e pediu para não comandar mais a cobertura do Carnaval. O argumento era o mesmo: ter mais tempo livre, e o pedido foi aceito.

Fátima Bernardes assumiu o The Voice Brasil já sabendo que não ficaria muito tempo por lá. No entanto, era uma forma de permanecer na emissora e ir desenhando, com calma, algum projeto especial ou o fim de seu contrato.

Assim como a Gente, programa que Fátima estreou em outubro no GNT, foi uma tentativa da Globo de ter mais um pouco da apresentadora tão aclamada em seu casting. Mas a atração não emplacou e corre até risco de não ter nova temporada. Não fazia mais sentido seguir com o contrato.

Não é uma aposentadoria

Nos corredores da Globo, desde o início de 2022, já era comentado que a apresentadora ensaiava sua despedida. Mas não de uma forma triste, ou definitiva. Era apenas uma redução da carga de trabalho, mantendo aberta a possibilidade de projetos especiais.

Continua após a publicidade

Fátima nunca quis chamar a redução de carga horária na Globo de um ensaio para a aposentadoria. Ela nem gosta desse nome. Segundo pessoas próximas, ela também não descarta fazer novos projetos na emissora, e não pretende parar de trabalhar.

Em entrevista à coluna, em novembro de 2022, Fátima falou do desejo de seguir trabalhando: "Tem muita coisa para ser explorada. Por mais que eu canse de determinadas coisas, formatos, tem muitas outras para criar."

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes