Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Manoel Soares é demitido da Globo após crise com Patrícia Poeta no Encontro

Colunista do UOL

30/06/2023 14h13Atualizada em 01/07/2023 19h12

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O apresentador Manoel Soares foi demitido hoje do Grupo Globo, conforme apurou esta coluna de Splash. A expectativa, conforme já havia apurado a coluna, era que ele seguiria no GNT, porém Manoel foi desligado de todas as atrações. Em nota, a emissora informou apenas que o apresentador deixa o canal, sem citar a demissão.

O apresentador Manoel Soares, dos programas Encontro com Patrícia Poeta da TV Globo e do Papo de Segunda do GNT, deixou a Globo nesta sexta-feira. Como a apresentadora Patrícia Poeta entra de férias na segunda-feira, até a sua volta o programa das manhãs da TV Globo será comandado por Tati Machado e Valeria Almeida, que já fazem parte do time da atração. Globo, em comunicado à imprensa.

Na próxima semana, João Vicente de Castro assume o comando do Papo de Segunda (GNT) no lugar de Manoel, que havia se tornado âncora da atração, em março passado, com a saída de Fábio Porchat. Além de João Vicente, o programa tem a presença de Francisco Bosco e Konrad Dantas —não se sabe se haverá ou não um novo integrante para completar o quarteto.

Briga de Manoel Soares e Patrícia Poeta fora das telas

O clima entre Manoel e Patrícia Poeta no Encontro virou assunto em várias manhãs da TV aberta. Desde a estreia da dupla no programa da Globo, os rumores de desavenças só aumentaram.

A parceria conturbada de trabalho entre a dupla já estava prevista para chegar ao fim, conforme noticiou a coluna em junho. Segundo fontes, a Globo havia definido que o apresentador deixaria o matutino de forma "abafada".

A Globo quebrou a cabeça para tentar solucionar a relação turbulenta entre Patrícia e Manoel. Foi cogitada a volta do apresentador para o É de Casa, programa em que ele atuou de 2020 a 2022.

A notícia da mudança em maio, no entanto, não foi bem recebida pela produção e apresentadores do matinal de sábado. Segundo fontes da coluna, Manoel deixou a atração com diversas rusgas na equipe.

Havia também uma preocupação da Globo em não causar alardes no público, que já se dividia em uma espécie de "torcida" assumindo um dos lados entre os apresentadores. Por isso, a emissora não quis grandes despedidas, mas, sim, uma mudança que pareça algo "natural" de transição do programa.

Conforme publicado na coluna, até mesmo poderosos diretores da Globo precisaram intervir na relação de Patrícia e Manoel ao promover reuniões para entender como tratar o assunto. Não é segredo para ninguém da emissora que Patrícia e Manoel não se suportavam, e que qualquer troca entre eles no ar poderá gerar repercussão negativa ao programa.

Leia íntegra a nota:

O apresentador Manoel Soares, dos programas Encontro com Patrícia Poeta da TV Globo e do Papo de Segunda'do GNT, deixou a Globo nesta sexta-feira. Como a apresentadora Patrícia Poeta entra de férias na segunda-feira, até a sua volta o programa das manhãs da TV Globo será comandado por Tati Machado e Valeria Almeida, que já fazem parte do time da atração.

No dia 17 de julho, Patrícia Poeta retomará a apresentação do Encontro, que, depois de um ano no ar com o formato atual, trará novidades. Já o programa Papo de Segunda do GNT passará a ser liderado, a partir da semana que vem, por João Vicente de Castro.

'Tranquilo sobre minhas ações e conduta'

No sábado (1), um dia após o anúncio da demissão, o ex-apresentador global usou seu perfil no Instagram para publicar uma 'nota pessoal'.

Nela, ele se diz 'tranquilo sobre suas ações e condutas'.

O que Manoel disse?

Ele afirmou que surgiram "notícias falsas" especulando o motivo de sua demissão.

Manoel prometeu "acionar juridicamente" todos que "publicam e replicam" essas mentiras e pediu que os fãs não deem engajamento a tal conteúdo.

Há séculos usam a estratégia de alegar comportamento abusivo para desqualificar homens negros, já vi isso muitas vezes, e meu compromisso de vida é combater o racismo, a desigualdade e injustiças. Não poderia ser diferente agora. Manoel Soares

Ele ressaltou que a saída da Globo foi "em comum acordo" e com pagamento integral do contrato. "Não com justa causa, como era de se esperar em casos de conduta inadequada".