Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Lisa Gomes quer processar Bruno, e diz que cantor se desculpou por pressão

Colunista do UOL

16/05/2023 15h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Lisa Gomes, repórter da RedeTV! que foi alvo de pergunta transfóbica por parte do sertanejo Bruno, não desistiu da ideia de processar o cantor e não acredita no arrependimento dele. O sertanejo publicou um vídeo se desculpando pela situação.

Em conversa com este colunista de Splash na tarde de hoje, Lisa contou que havia participado de uma reunião com advogados.

"Sem sombra de dúvidas eu quero que as medidas judiciais sejam tomadas. A comunidade precisa dessa resposta para mostrar que a gente não pode baixar a cabeça, ficar com medo de não meter um processo e correr atrás dos nossos direitos".

Antes de publicar um vídeo se desculpando, Bruno ligou para Lisa Gomes e, além de pedir desculpas, disse: "Quero ser seu amigo, podemos?".

A jornalista conta sua resposta: "Não, eu não sou amiga de uma pessoa transfóbica".

Lisa continua:

Ele me ligou por pressão. O fato aconteceu na sexta, sábado já estava exposto, e ele foi me ligar só na segunda à noite após toda a repercussão. Não sinto que ele tenha aprendido nada. O arrependimento pode até ter acontecido, mas não foi de uma forma natural. Não senti verdade no vídeo dele. Não senti firmeza em suas palavras.

A jornalista afirma que teve um "papo tenso" com Bruno no telefone, e que falou tudo que sentia para o sertanejo:

Falei da bebedeira dele, disse o quanto estava o prejudicando. Deixei claro que ele me fez mal. Cuspi tudo que eu queria. Tirei uma tonelada de cimento das costas. Chorei tanto, mas tanto, que tenho certeza que ele ficou até assustado.

Ligação de Gretchen e apoio da RedeTV!

Lisa Gomes diz que a RedeTV! se disponibilizou a fornecer todo o material bruto da entrevista com Bruno - que não foi ao ar - caso ela realmente entre com uma ação na Justiça.

A jornalista também recebeu apoio de diversos famosos:

O Carmo Dalla Vecchia fez um vídeo lindo. Vi comentários de Ingrid Guimarães também. A Gretchen e a Rita Cadillac me ligaram. Nany People e Rafa Brites mandaram mensagem. Recebi muito amor de pessoas que gostam de mim e do meu trabalho

Lisa afirma que fará de tudo para ganhar a ação na Justiça, e que determinará tudo que irá pedir após montar o processo com seu advogado: "Quero uma ação mais completa possível. Não entro para perder essa".

O que aconteceu?

O ato transfóbico: o cantor Bruno constrangeu a repórter Lisa Gomes, que é uma mulher trans, ao questionar "você tem pau?" durante um evento no Villa Country, em São Paulo, na última sexta-feira (12).

Em entrevista ao colunista Lucas Pasin, de Splash, a repórter disse que "se sentiu um lixo, invadida e desrespeitada".

"Estou à base de calmantes desde sexta. Sei que a gente enfrenta preconceito a vida inteira, mas o ocorrido fez eu me sentir invadida. Para as pessoas pode parecer uma bobagem, mas não é", desabafou.

Retratação: Por meio de sua assessoria, ele informou que fez questão de ligar e conversar com a repórter Lisa Gomes, com o coração aberto, e depois de entender toda a problemática do processo de transição, ele postou em suas redes. Além do pedido de perdão a repórter, ele classificou seu ato como "infantil e inconsequente".

Eu tô aqui pra pedir desculpas para a Lisa Gomes pelo que eu perguntei pra ela. Fui totalmente infantil, fui totalmente inconsequente e eu quero pedir desculpa. Acho que não tem como voltar no tempo e [é] pedir perdão pra ela, tá? Perdão, Lisa Gomes.

Agradecimento: após a manifestação do sertanejo, Lisa Gomes usou o Instagram para agradecer as mensagens de apoio após o episódio. Ela também afirmou que a atitude do cantor a fez se sentir "violada".

Agradecer o carinho de vocês, o acolhimento. Senti esse abraço e acolhimento de longe, mas eu não posso deixar de falar que foi horrível o que eu passei. Foi horrível o que eu escutei porque me trouxe a um lugar que eu não gostaria. Quando a gente passa por um processo de transição, é um processo muito doloroso, muito difícil, porque eu nunca soube lidar bem com a aceitação do corpo. Tudo isso que vocês já conhecem em relação a mulheres trans. De forma mais clara, que a gente nasce em corpo errado.
Lisa Gomes

"Me senti invadida, senti a minha intimidada exposta de uma forma que eu não gostaria que fosse. Então, tudo isso me fez muito mal, tudo isso me fez voltar a um lugar que eu não gostaria. Quando vem de um artista tão consagrado e querido do público, porque como cantor eu acho ele sensacional, tem uma voz incrível, mas no mais não tem o que falar. Eu me senti desrespeitada por você, sim, Bruno. Eu não gostaria que você sentisse isso também porque é muito ruim", completou.

A jornalista também pediu que Bruno reconheça que errou e não tenha pedido perdão da boca para fora. "Acho que a retratação maior é reconhecer mesmo que fez não foi legal, machucou, incomodou não só a mim, mas toda uma comunidade, que luta por respeito, espaço no mercado de trabalho. Eu, hoje, sirvo de representatividade pra tantas meninas, mulheres transexuais que querem entrar nesse mercado de trabalho. É isso que eu faço", destacou.

Apoio da RedeTV!: Lisa também agradeceu o apoio do canal que respeitou sua decisão de não levar a matéria ao ar.

"Quero agradecer também a RedeTV! pelo apoio, que sempre foi muito incrível comigo. Obrigada por me abraçar. Eu só tenho a agradecer o carinho de todos vocês. Eu não tenho o que falar de vocês", declarou.

"Transfobia é crime": Lisa encerrou sua manifestação exigindo respeito às mulheres trans. "Transfobia não é opinião, é crime", finalizou.