Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

'Vai na Fé' será a primeira novela evangélica da Globo? Autora responde

Sheron Menezzes será Sol, uma mulher evangélica, na novela Vai Na Fé - Divulgação/Globo
Sheron Menezzes será Sol, uma mulher evangélica, na novela Vai Na Fé Imagem: Divulgação/Globo

Colunista do UOL

15/12/2022 13h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Desde que anunciada a próxima novela das sete da Globo, "Vai Na Fé", com estreia prevista para janeiro, muito se falou que a protagonista cristã - Sheron Menezzes, que viverá a personagem Sol - traria algo inédito, e que a novela poderia ser a primeira evangélica da emissora.

Esta coluna de Splash esteve presente hoje em uma entrevista coletiva com a autora, Rosane Svartman, e traz agora o que ela fala sobre o assunto.

"É interessante ver como isso [a protagonista evangélica] chamou a atenção da mídia. É um ineditismo? Uma tendência? O que será que faz esse fato chamar a atenção?", questiona Rosane. Para falar do tema, a autora relembra outras personagens religiosas: "A Eliza [de 'Totalmente Demais'] e Paloma [de 'Bom Sucesso'] também eram mulheres de fé. A Paloma falava com a santa na praça, se confessava, e não foi considerada uma novela religiosa."

Rosane continua: "99% dos brasileiros tem fé, e 90% tem religião, e não seria estranho que isso fosse uma característica dos personagens. A Sol vem de uma família aspiracional e não seria estranho que ela fosse evangélica. Apesar da religiosidade não ser um pilar da novela, ela é importante porque é um dado importante sobre os brasileiros. É dessa forma que ela aparece na novela, na construção do personagem".

A autora diz que sua protagonista evangélica surgiu após realizar pesquisas com o público de "Bom Sucesso" (2019). Ela notou que num grupo de 10 pessoas, de quatro a seis se diziam evangélicas. Foi aí que teve a ideia de conversar com esse público em seu próximo trabalho.

Um autor de telenovela precisa ter sensibilidade de saber o que está latente na sociedade, o que as pessoas querem conversar. Há dois anos, quando fiz pesquisa de 'Bom Sucesso' vi que o público evangélico não estava afastado das novelas da Globo. Comecei a pensar nisso e nasceu a Sol. Foram pesquisas e entendimentos.

Rosane Svartman é a autora de 'Vai na Fé' - Globo/Divulgação - Globo/Divulgação
Rosane Svartman é a autora de 'Vai na Fé'
Imagem: Globo/Divulgação

Coincidência com 'Altas Horas'?

Rosane também foi questionada por jornalistas se a estreia da novela com a protagonista evangélica e o "Altas Promessas", quadro do "Altas Horas" para revelar talentos da música gospel, era uma coincidência ou algo pensado para atrair ainda mais o público evangélico para a Globo.

"É coincidência isso acontecer tudo agora. Quando eu soube, até entrei em contato com a equipe do Altas Horas pensando se a gente faria um cross [cruzamento], mas não deu tempo. Se tiver uma segunda temporada pode ser até legal", diz a autora.

Participação de cantores gospel

A autora de "Vai na Fé" não descarta também a possibilidade de participações de cantores gospel na novela. Rosane diz que ainda não escreveu nada nesse sentido, mas gosta da possibilidade.

No cenário da igreja, que tem um coral, terá a música gospel presente. Ainda não convidamos nenhum artista para participar, pode ser interessante. A música permeia toda a novela, e em diversos estilos.

"Vai na Fé" ainda não ganhou data exata para a estreia. A novela conta com elenco de nomes como Elisa Lucinda, Bella Campos, Samuel de Assis, Carolina Dieckman, José Loreto e Claudia Ohana, entre outros.