Topo

Leonardo Rodrigues

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Comprou vinil riscado? Use esta dica de Photoshop e deixe de ser enganado

Foto de anúncio de disco de vinil depois de passar por edição no Photoshop - Reproduão/Reddit
Foto de anúncio de disco de vinil depois de passar por edição no Photoshop
Imagem: Reproduão/Reddit

Colunista do UOL

26/01/2023 11h54

Fato 1: comprar LPs na internet virou um desafio complexo. Lojas online pipocam desde o início da pandemia, e, com elas, anúncios contendo fotos e descrições enganosas. Lamentavelmente, poucos no Brasil se interessam em utilizar o valioso sistema internacional de avaliação de usados.

É um festival de "em bom estado" e "toca sem pular" que funciona quase como um jogo de azar. Mesmo quando o histórico de avaliações do vendedor é positivo.

Você sonha com uma lebre (disco conservado), mas recebe um gato (algo que, de tão arranhado, parece talhado por uma peixeira). O colecionador que nunca viveu essa experiência está autorizado a atirar a primeira pedra.

Fato 2: mas nem tudo é estalo e chiado na caixinha de tutoriais e serviços chamada web. Um usuário do site Reddit nos ensina que existe um aliado importante de compradores de discos: o Photoshop.

Explicando o problema

É difícil fotografar detalhes de algo tão preto e brilhante como a superfície de um vinil. A menos que você entenda de fotografia manual, conforme escreve o perfil "REMAIN_IN_LIGHT", alusão ao álbum clássico do Talking Heads.

Uma "ilusão de ótica" oculta as indesejadas marcas que tanto importunam o som do disco. A luz da exposição automática usada nas câmeras digitais afeta diretamente os realces da imagem. E isso acontece na maioria dos anúncios.

Como evitar o efeito

Antes de qualquer comprar online, faça um teste simples

  • Escolha uma foto do anúncio, de preferência com o close do disco, e baixe a no seu celular ou computador
  • Abra o Photoshop e carregue a imagem
  • Vá até a edição de níveis: Imagem (Image) > Ajustes (Adjustments) > Níveis (Levels) --ou digite o atalho Ctrl + L no Windows ou Cmd + L no Mac
  • Deslize os triângulos abaixo do gráfico para direita e esquerda até conseguir revelar o que está escondido nas áreas mais escuras e sombreadas
  • Pronto. É espantoso. Parece magia. Mas é tecnologia.

Disco de vinil - Reprodução/Reddit - Reprodução/Reddit
Imagem: Reprodução/Reddit

Traduzindo

Os triângulos assinalados acima controlam os níveis de pontos pretos, cinzas e branco dentro da exposição de uma imagem no Photoshop. A manipulação permite descobrirmos instantaneamente imperfeições do vinil. Se está está riscado, sujo ou manchado.

Disco de vinil - Reprodução/Reddit - Reprodução/Reddit
Imagem: Reprodução/Reddit

Como indica a imagem acima, fica mais fácil fazer um julgamento realista sobre a condição do produto, além de saber se o vendedor está mentindo ou sendo displicente.

Mas eu não tenho Photoshop, e agora?

Há opções de editores online como o Adobe Express, da própria criadora do Photoshop.
  • Vá em Photos do lado esquerdo e depois suba a imagem em Upload photo
  • No meu lateral direito, clique em Edit Image
  • Em Enhancements, altere Contrast e Brightness para atingir o resultado esperado

Editor de imagens e disco de vinil - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Pra que ter todo esse trabalho?

Fato 3: discos estão caros demais para perdermos tempo com produtos precários.

"Se as imagens em uma tela são tudo o que você precisa para tomar uma decisão, um pouco mais de informação sobre o que você deseja nunca é uma coisa ruim", diz o usuário do Reddit. Está corretíssimo.

Discos de vinil - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

E você? Já foi enganado por anúncios na internet? Compartilhe sua experiência nos comentários ou mande uma mensagem para mim no Instagram (@hrleo) ou Twitter (@hrleo_). Quer ler mais textos? Clique aqui.

E até a próxima datilografada!