Arte Fora do Museu

Arte Fora do Museu

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Autor da estatueta do Oscar tem outro trabalho de peso em Hollywood

Domingo é dia da maior premiação de Hollywood, quando a cidade recebe a cerimônia dos Prêmios da Academia, popularmente conhecido como Oscar. Este é um caso curioso onde o nome do troféu, da estatueta que os ganhadores levam, acabou se popularizando como o nome da premiação. Até hoje há dúvidas sobre a origem deste nome, de quem foi o Oscar homenageado. Do que não há dúvidas é do autor da peça mais desejada do cinema americano.

O escultor George Stanley desenhou a estatueta do Oscar com base em um esboço do diretor de arte do estúdio MGM, Cedric Gibbons, e desde 1929 virou o símbolo e sinônimo da premiação. Já foram produzidas mais de 3 mil dessas peças desde então e pouco se fala do trabalho do escultor que criou esse ícone do cinema que aparece um dia por ano. Durante os outros dias, no entanto, é possível ver sua produção em uma escala bem maior e no espaço público da cidade.

Talvez a mais clássica casa de shows da cidade é o Hollywood Bowl, que já recebeu os Beatles, The Who, The Doors e o grupo humorístico Monty Python, para citar apenas algumas das lendas que já pisaram ali. Na entrada da casa na avenida North Highland existe uma fonte com esculturas de autoria de Stanley.

Em uma cidade que virou símbolo de entretenimento, a obra retrata as inspirações para segmentos de uma Hollywood onde o cinema ainda era falado. Muse of Music, Dance, Drama é o nome deste trabalho que foi finalizado em 1940, fazendo referências à música, dança e teatro. Com a segunda guerra crescendo, a arte parecia uma demonstração de resistência da cidade simbolizada nas figuras da fonte.

Estátua da musa da música
Estátua da musa da música Imagem: Michael Li/CC

O trabalho em estilo Art Déco apresenta a Musa da Música ajoelhada tocando uma lira, a Musa da Dança está no meio de um movimento e a Musa do Drama segura as máscaras teatrais da comédia e da tragédia. Stanley imaginou a escultura como uma entrada para a casa de shows e para toda Hollywood.

Fonte do Hollywood Bowl
Fonte do Hollywood Bowl Imagem: Don Barrett/CC

Continua após a publicidade

A estrutura de 60 metros de comprimento e 7 de altura foi esculpida por Stanley e uma equipe de cortadores de pedra em 300 toneladas de granito. Bem maior que os 33 cm e 4.5 kg do Oscar. Apesar de não ser sua obra mais famosa, as Musas de Stanley representam bem a vocação da cidade para as artes e tem a vantagem de ser uma obra em espaço público. Para quem não está na lista dos cerca de 3 mil premiados com a estatueta do Oscar, talvez seja a única oportunidade de apreciar o trabalho do escultor.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes