Arte Fora do Museu

Arte Fora do Museu

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Artes interativas mudam bairro inóspito no Canadá

Você já ouviu o som da cidade? Quem mora em grandes metrópoles deve identificar esses sons com carros e máquinas. Quem mora no interior, com pássaros, cachorros, gatos. Já para quem mora em Ontário, no Canadá, o som da cidade é cheio de música e melodia.

O efeito é resultado de duas novas instalações artísticas do coletivo Daily tous les jours (diarimente todos os dias, em livre tradução). O local escolhido foi o Gaslight District, uma área desabitada até pouco tempo e recém revitalizado. O bairro que carrega seu passado industrial no nome hoje é reduto de empresas de tecnologia e de uma universidade. E agora de uma praça cheia de som e arte.

A primeira das intervenções do coletivo artística se chama Hello Hello. Simples como seu nome, a instalação consiste de uma base com três microfones. Quando todos são usados ao mesmo tempo, o resultado é um tom harmônico nos falantes. A interação se dá também em um arco luminescente de aproximadamente 12 metros de altura que se ilumina conforme os microfones são acionados, criando uma animação em tempo real de luz e melodia. Para os criadores, usar a voz humana para criar pontes musicais entre as pessoas é um convite à conexão além das palavras.

Hello Hello do coletivo Daily tous les jours
Hello Hello do coletivo Daily tous les jours Imagem: Divulgação

A conexão se dá de forma não vocal também na praça. River Lines, a outra instalação consiste de sensores no chão que quando pressionados emitem um som. São vários pontos que interagem também com uma tela em frente, que sugere novos pontos a serem pisados, criando assim as melodias. A graça está em brincar com amigos ou desconhecidos pisando nos sensores e criando música e arte visual ao mesmo tempo.

River Lines do coletivo Daily tous les jours
River Lines do coletivo Daily tous les jours Imagem: Divulgação

Em um lugar onde não existia fluxo de pessoas, pouco convidativo e inóspito, nasceram duas intervenções que convidam para a interação e para um senso de comunidade até então inexistente. De um simples hello a um passo que gera música. A arte que muda o som e a cara de uma cidade.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes