Arte Fora do Museu

Arte Fora do Museu

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

A estátua do pai do Big Brother que divide opiniões na Inglaterra

Em tempos de BBB, muito se fala em jogo, brigas, traições, relacionamentos e, em muito menor grau, sobre o livro no qual surgiu o termo que batiza o programa.

Nesta edição, o nome da obra em que surge o conceito do Grande Irmão (Big Brother) foi lembrado de uma maneira torta pela participante Vanessa Lopes: "O livro que é baseado nesse programa: mil novecentos e não sei o quê". Quase. O livro se chama "1984" e foi ele que inspirou o nome do programa, não o contrário.

Seu autor é George Orwell — não a Endemol ou o Boninho — e virou influência para muito do que foi produzido em ficção distópica nas últimas décadas. Não só em literatura, mas também em cinema, artes plásticas, música e mesmo arte pública.

Estátua de George Orwell de Martin Jennings
Estátua de George Orwell de Martin Jennings Imagem: Ben Sutherland

A área externa da sede da BBC, a principal emissora britânica, é o lar da escultura em bronze do autor. Inaugurada em 2017, ela foi realizada por Martin Jennings, que no ano seguinte recebeu o Prêmio Marsh de Excelência em Escultura Pública da Associação de Monumentos Públicos e Escultura. Esta foi a primeira vez que o prêmio foi atribuído ao mesmo escultor durante dois anos consecutivos.

Apesar deste reconhecimento, a estátua não ficou livre de críticas. A parede atrás da escultura estampa uma frase não utilizada para um prefácio de outro clássico de Orwell, "A Revolução dos Bichos": "Se liberdade significa alguma coisa, significa o direito de dizer às pessoas o que elas não querem ouvir". E alguns críticos tinham o que falar a Martin Jennings.

O crítico de arquitetura britânico Gavin Stamp afirmou que a estátua poderia concorrer e merecia ganhar como novo edifício mais feio do ano do prêmio satírico Sir Hugh Casson Award da revista Private Eye.

Stamp, em sua crítica, disse que Orwell merecia algo melhor, não esse retrato dele "segurando um cigarro, vestido com um terno amarrotado e parado como um artista de music hall prestes a contar uma piada. Não há aqui nenhum indício da relação ambivalente de Orwell com a BBC". O uso da escultura em um pedestal também foi criticado por alguns críticos.

O escritor George Orwell fumando, como aponta o escultor
O escritor George Orwell fumando, como aponta o escultor Imagem: ullstein bild via Getty Images

O autor se defendeu dos ataques, dizendo que fumar fazia parte da identidade do escritor, que teria sido impensável não representá-lo com um cigarro. Sobre o pedestal, Jennings disse que foi preciso tomar decisões estéticas. "Ele está contra um grande penhasco de uma parede de pedra e você precisa enquadrá-lo dentro desse espaço. Não poderia ter sido em nível do solo", defende o autor.

Continua após a publicidade

Como curiosidade, a homenagem foi financiada por britânicos ilustres, entre eles, Rowan Atkinson, também conhecido como Mr. Bean.

Mais de 70 anos após sua morte, as obras e a influência de George Orwell seguem vivas e gerando polêmicas, sejam em padrões estéticos, em uma homenagem feita em bronze ou no programa de televisão inspirado no livro "1984". E tanto o programa quanto a estátua conseguiram algo em comum, gerar discussão sobre suas reais qualidades.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes