PUBLICIDADE
Topo

Andreza Delgado

PerifaCast: a produção de podcast nas periferias

Periferia do Rio de Janeiro
Periferia do Rio de Janeiro
Divulgação/ANF
Andreza Delgado

Andreza Delgado, baiana da terra do cacau, é uma das criadoras da Perifacon, a Comic Con da favela. Tem um canal no YouTube para resenhar séries, HQ's, filmes e livros e o game perifa, mas quando dá tempo tuíta pelos cotovelos.

Colunista do UOL

04/12/2020 10h09

Muito se fala dos podcasts como a mídia do momento. E esse papo continua se desdobrado em muita coisa boa!

O aumento significativo da produção e do consumo já era um apontamento em 2019, e em 2020, com a pandemia, nem preciso falar, né?

Com novas perspectivas e formas de comunicar, aliada à facilidade de captação e divulgação, a mídia sonora também proporciona mais democratização nas plataformas.

Continua depois da publicidade

E falando em democratização, nada mais justo do que listar o que as favelas têm produzido no Brasil.

Vem comigo, que vou listar alguns podcasts da quebrada para você acompanhar.

Que tal escutar sobre o cenário da tecnologia a partir dos olhares da quebrada!?

Os podcasts "Datalab", "Quebradev", "Ogunhê Podcast" e "PerifaCode", estão aí para isso.

E se você busca jornalismo feito pela quebrada, a Agência Mural de Jornalismo das Periferias é uma pedida para divulgação das informações. Outra dica é o Cartas da Periferia, que trata sobre o impacto do coronavírus nos territórios de Porto Alegre.

Continua depois da publicidade

E se quiser uma conversa de bar entre amigos, o podcast do coletivo "O Corre" é uma boa pedida, realizado por jovens da periferia da zona sul de São Paulo. Nele, você encontra papo sobre futebol até resenha sobre lugares para conhecer por lá.

Apesar de viver na cidade de São Paulo, pedi ajuda com indicações sobre a podosfera do Norte e Nordeste! A "Podosfera Cearense'' é a solução que divulga a produção da mídia no ceará, já o ''Existo Norte e Nordeste'' vai falar sobre a invisibilidade que essas duas regiões enfrentam.

Se a pegada são mulheres produzindo podcast e tocando discussões em diferentes frentes de assuntos, temos diretamente do Ceará a ''Kilombas". O ''PodPretas'' vem de Natal, no Rio Grande do Norte, e o ''Deixe de Pantim'', do Vale do São Francisco.

Continua depois da publicidade

Na pegada entretenimento sim, porque a quebrada também amacultura— minha indicação é o ''HQ Sem Roteiro'', que traz diversos filmes, séries e claro HQ, para centro do debate, sem medo de se posicionar.

De Salvador, na Bahia, através de jogos criando histórias, o podcast ''Narrativo'' é uma boa pedida para quem curte RPG, a regra é misturar cultura pop com as premissas dos convidados, e no fim construir uma história totalmente nova.

Já viu que indicações não faltam! Mas a minha última é para você dar uma passadinha nesse tweet e contemplar indicações só da podosfera do Norte e Nordeste.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.