PUBLICIDADE
Topo

Andreza Delgado

Duas séries, um livro e um filme para quem gostou de 'Lovecraft Country'

Lovecraft Country
Lovecraft Country
HBO
Andreza Delgado

Andreza Delgado, baiana da terra do cacau, é uma das criadoras da Perifacon, a Comic Con da favela. Tem um canal no YouTube para resenhar séries, HQ's, filmes e livros e o game perifa, mas quando dá tempo tuíta pelos cotovelos.

Colunista do UOL

27/10/2020 04h00

A série "Lovecraft Country" chegou no seu fim. Assinada pela showrunner Misha Green, a série fez bastante sucesso e encerrou sua temporada, deixando geral com gostinho de quero mais. A trama da HBO aborda as obras de H.P. Lovecraft, no período que se entende como "era Jim Crow" nos Estados Unidos.

Então, para a felicidade de alguns, reuni alguns conteúdos que podem ajudar a preencher o buraco que "Lovecraft Country" deixou. Tudo na mesma pegada de ficção com pitadas de terror, discutindo temas da realidade, como racismo.

Continua depois da publicidade

Para começar, "Watchmen", também da HBO. A série adaptou o universo da HQ de Alan Moore para falar de temas importantes como o Massacre de Tulsa e supremacia branca. Ela ainda ainda trouxe uma versão do Doutor Manhattan vivida por um ator negro, Yahya Abdul-Mateen.

Quem curtiu a possibilidade de manipular o tempo envolvendo discussão racial não pode deixar de ver a versão 2.0 de "The Twilight Zone". A nova adaptação da série, que traz pequenas pílulas do universo fantástico, tem como produtor executivo e anfitrião dos episódios Jordan Peele, de "Nós" e "Corra"

Continua depois da publicidade

Como cada episódio funciona "solo" (ou seja, a história começa e termina nele), minha indicação é o terceiro da primeira temporada, intitulado "Replay". Com um enredo de tirar o fôlego, a pergunta que ele deixa no ar é "quantas vidas negras você salvaria se voltasse no tempo?"

Mais que isso é spoiler

E se você, assim como eu, curte livros, tenho uma indicação maravilhosa para você. "Kindred", da genial Octavia Butler. Aliás, anota esse nome para futuras pesquisas! Eu gostaria de ver urgentemente a adaptação de "Kindred" para as telonas.

Imagina aí uma jovem escritora negra e americana, que acaba caindo numa fenda temporal e é transportada para uma fazenda escravista. Lá, ela conhece seus bisavós. Agora imagina o desafio de ter que garantir a sua sobrevivência e de seus ancestrais para que se possa existir no futuro.

octavia butler kindred - capa editora morro branco  - capa editora morro branco
octavia butler kindred
Imagem: capa editora morro branco
Continua depois da publicidade

Para encerrar, vou indicar um filme que já chamou a atenção só pelo trailer, e fica melhor por ser brasileiro. "Quando a Morte Socorre a Vida", longa de Jeferson De, vem com uma pegada terror sobrenatural com crítica social. O filme ainda está para estrear, mas só o trailer deixa a gente sem ar!