Topo

Blog do Amaury Jr.

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Pol Roger: o champanhe de Winston Churchill e dos casamentos reais

Colunista do UOL

06/11/2023 17h07

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Por Nadia Guimarães

Com sede em Epernay, na França, a Maison Pol Roger é um dos champanhes de maior prestígio em todo o mundo. Reconhecido por seu estilo elegante e único, está entre os preferidos dos especialistas e é também a favorita dos reis, rainhas e chefes de estado. Foi ainda a escolhida para o casamento do príncipe William e Kate Middleton e do príncipe Harry com Meghan Markle.

f - Divulgação - Divulgação
Maison Pol Roger
Imagem: Divulgação

A vista da Maison é encantadora desde a entrada, onde vemos um jardim francês impecavelmente cuidado. Os visitantes são tão bem recebidos e respeitados que, ao chegar, avistamos a bandeira do Brasil hasteada. Situada na Rue Winston Churchill, a Maison foi reformada em 2013 e agora conta com uma decoração elegante, luxuosa e tradicional, refletindo a sofisticação e a elegância associadas à marca e à produção de champanhe de alta qualidade.

f - Divulgação - Divulgação
Maison Pol Roger
Imagem: Divulgação

Sua fachada elegante da arquitetura clássica evoca um senso de história e tradição. Os interiores da Maison Pol Roger são igualmente sofisticados, com detalhes exclusivos, cortinas de tecidos nobres e acessórios requintados. Não podem faltar os elementos relacionados ao champanhe, incluindo garrafas de Pol Roger, rótulos de garrafas vintage e peças personalizadas que refletem a história e a marca da Maison Pol Roger, como painéis informativos sobre o processo de produção de champanhe e a história da casa. A decoração é projetada para criar um ambiente que celebre a tradição, a elegância e a qualidade. Cada detalhe é cuidadosamente considerado para oferecer aos visitantes uma experiência única e memorável ao explorar a história e a produção de champanhe.

f - Divulgação - Divulgação
Maison Pol Roger
Imagem: Divulgação

A Maison produz, a cada ano, pouco mais de 1,5 milhão de garrafas de champanhes exclusivos. A produção mantém o mesmo trabalho artesanal desde o início, incluindo o processo de girar as garrafas, conhecido como remuage, que é executado por um pequeno time de profissionais. Antes de ser distribuída e vendida ao redor do mundo, a Pol Roger é guardada por 4 anos em suas caves.

f - Divulgação - Divulgação
Maison Pol Roger
Imagem: Divulgação

Além de seu charme particular, as caves subterrâneas de Pol Roger é um dos fatores que contribuem para a excepcional qualidade dos vinhos. Localizadas a mais de 30 metros abaixo do solo, essas caves proporcionam condições perfeitas para que o Champagne se desenvolva. A visita às caves é uma experiência indescritível.

f - Divulgação - Divulgação
Maison Pol Roger
Imagem: Divulgação

Entre todos os rótulos da Maison, o que mais me impressionou foi o vintage Cuvée Sir Winston Churchill. Pol Roger era o champanhe favorito de Sir Winston Churchill e, após a sua morte em 1965, Pol Roger colocou uma borda preta ao redor dos rótulos do Brut NV enviados para o Reino Unido. Perguntado porque só bebia Pol Roger, Churchill respondeu: "É porque eu me contento facilmente com o melhor...". Em 2008, Pol Roger, criou um rótulo em homenagem ao seu mais célebre embaixador. Há 50 anos, a Pol Roger é representada no Brasil com exclusividade pela importadora Mistral.

f - Divulgação - Divulgação
Carol Saab e Nadia Guimarães
Imagem: Divulgação