Topo

Blog do Amaury Jr.

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Atriz Bia Santana, de "Elas Por Elas", é fotografada em SP

Colunista do UOL

30/10/2023 13h54

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A jovem atriz Bia Santana (19), destaque no novo remake da TV Globo "Elas Por Elas", passou recentemente por São Paulo para sessões de fotos exclusivas para famosos canais de comunicação e também para alinhar sua possível participação no maior evento de moda da América Latina, a São Paulo Fashion Week.
"Eu amo moda! Muitas pessoas me elogiam, falam até que sou estilosa e eu fico muito feliz! Gosto que as pessoas olhem pra mim e vejam algo diferente, que vejam um toquezinho diferente, um toquezinho de vida. Sempre quis trabalhar como modelo e depois que eu consegui fico ainda mais animada com qualquer editorial fashion e fotos. Eu falo que consigo me comunicar muito através da moda e das roupas que eu uso, além de conseguir mostrar sempre várias versões de mim", finaliza Bia que espera que concilie sua agenda de gravação com o evento.

d - Mikaelle Cornelisse/Divulgação - Mikaelle Cornelisse/Divulgação
Bia Santana
Imagem: Mikaelle Cornelisse/Divulgação

Hoje Bia vive na ponte aérea entre gravações e compromissos de publicidade, eventos e entrevistas. Em uma de suas passagens pela capital paulista, entre um gravando e outro, ela contou algumas novidades e bateu um breve papo com a gente.

AJ - Como foi sua experiência ao estrear em uma novela?

BS- Foi incrível! Me lembro que no dia da estreia eu cheguei tremendo pra assistir. É muito legal quando você sonha com alguma coisa por muito tempo e finalmente consegue concretizar e ver aquilo realmente pronto, foi uma oportunidade incrível! A estreia foi algo mágico pra mim, reuni todos os meus amigos em casa porque não estava gravando no dia e a primeira vez que me vi, comecei a chorar, foi bem emocionante.

AJ - Como você se preparou para interpretar Vic, cuja família é não convencional e foge dos padrões sociais estabelecidos?
BS- A construção da Vic foi algo muito bonito e ao mesmo tempo muito complexo e coletivo. Os diretores e o nosso preparador conversaram comigo porque eles estavam procurando uma personagem que fosse leve na família por ela ser uma adolescente de 15 anos, mas ao mesmo tempo acontece muita coisa ao redor dela. Na história, o Wagner some, a Renée é uma mulher trans, são muitas responsabilidades e muita pressão em cima de uma "criança" de 15 anos.

AJ- Como você lida com a exposição que a televisão traz para sua vida pessoal?
BS- Sou muito nova na carreira e sou modelo há um ano. Como atriz tenho 6 meses praticamente, estou aprendendo a lidar com isso. Hoje em dia, repenso muito mais aquilo que falo, que faço no Instagram, que mostro, coisa que há 2 anos eu era doida da cabeça, postava tudo que dava na telha. Hoje em dia paro e penso: "Será que isso aqui é realmente bom?". Hoje estou representando uma história, está sendo um aprendizado pra mim, estou realmente aprendendo a lidar com isso, com a exposição, coisa que antigamente eu não tinha essa preocupação, então, estou equilibrando a vida profissional e a vida pessoal principalmente no Instagram que é a rede social que mais uso.

AJ- Qual a sua relação com a moda? Gosta de usar looks diferentes?
BS- Eu amo, algumas pessoas até elogiam, falando que sou estilosa, quando eu olho uma peça penso e se... As pessoas que estão comigo falam: 'Nossa, que peça feia' e eu falo: 'Opa, vou levar, vou fazer alguma coisa com aquilo ali'. Às vezes eu saio pra comprar roupa com as minhas amigas, e elas falam: 'O que você vai fazer com isso?' e quando elas olham no look completo e olham o que eu fiz, elas falam: 'Você realmente tinha razão'.

Gosto que as pessoas olhem pra mim e vejam algo diferente, vejam um toquezinho diferente, um toquezinho de vida. Eu amo moda, sempre quis trabalhar como modelo e depois que eu consegui trabalhar como modelo, fico ainda mais louca, qualquer editorial fashion, qualquer capa de revista diferente do cabelo tal, que fez o penteado tal, eu falo, opa, vou experimentar, não tenho medo de me ver de formas de experimentar as coisas, tenho 19 anos se eu errar agora, se eu quebrar a cara, tá tudo bem, sabe, gosto de me descobrir, realmente e a moda também, eu falo muito que consigo me comunicar através da moda, através das roupas que eu uso.

Quando estou muito feliz, eu quero estar toda colorida, quando estou meio pra baixo eu estou toda de preto. Gosto de fazer essa brincadeira também de quero que me vejam como mulherão, ou estou colocando um batom vermelho, eu estou colocando volume no cabelo, gosto de brincar com isso. Várias versões de mim.

AJ- Quais são os seus truques de beleza favoritos?
BS- Antigamente amava ficar super maquiada, arrumadona, mas hoje em dia eu vejo que o básico e natural pra mim é o que mais vale. Meu maior truque de beleza, hoje em dia, é meu cabelo, ele é meu acessório. Posso estar totalmente arrumada de pijama, se meu cabelo estiver bonito, estou me sentindo linda porque amo volumão, amo frizz, amo brincar.

AJ- Você assistiu "Elas por Elas", chegou a pesquisar sobre a novela? Qual é o peso de estrear em um remake?
BS- Pesquisei, assisti, se não me engano foram 10 capítulos do remake da primeira versão. A gente recebeu muitas referências de filmes, séries porque a Amora sempre fala que a novela é uma dramédia então, é um gênero que a gente gosta de saber como funciona, como é essa dinâmica. Assisti o primeiro capítulo, fui assistindo o segundo e foi dando aquela curiosidade da trama da Thaís, como se enrolou isso, então ver o remake foi algo que eu realmente fiz, que pesquisei.

Começar em um remake tá sendo algo absurdo porque sei que a responsabilidade dobra. O Lázaro, que hoje em dia faz o Mário Fofoca sempre fala dessa responsabilidade por ele estar interpretando um personagem do Gustavo, então, se o Lázaro Ramos está preocupado, quem sou eu que estou começando agora pra não me preocupar. Então pra mim por mais que tenha esse peso de começar no remake, é uma honra estar em um remake e estreando na TV Globo.

AJ- Existe algum papel dos seus sonhos que você adoraria interpretar no futuro?
BS - Eu quero muito, sonho muito em fazer uma vilã, sempre quis fazer uma vilã. Uma vilã mesmo, tipo Carminha de Avenida Brasil, aquela vilã que todo mundo acha carismática, eu sempre quis ser uma vilã e falo isso pra todo mundo dentro da Globo também. Vi Avenida Brasil muitas vezes, A dona do pedaço também, a Jô que a Agatha Moreira fez, acho aquilo ali magnífico. Você poder se ver como uma vilã, é um papel que eu adoraria fazer e espero que eu tenha uma oportunidade por aí.

d - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação