Os 10 melhores restaurantes de São Paulo: lista traz clássicos e revelações

Esta é a versão da newsletter Bares e Restaurantes. Quer receber toda quinta-feira no seu email dicas de lugares para comer, beber e petiscar em São Paulo? Basta se inscrever gratuitamente aqui.

*******

Como escolher "o" melhor restaurante e "o" melhor bar de São Paulo diante da monumental variedade de lugares excelentes na cidade?

Esta tarefa hercúlea foi destinada ao júri do Prêmio Nossa de Bares e Restaurantes, composto por 40 pessoas, de jornalistas e especialistas do setor a influenciadores com foco em gastronomia e celebridades que amam circular pela cidade.

O resultado desta apuração são os 10 restaurantes finalistas que agora disputam o título de melhor de São Paulo pelo voto do público. Conheça abaixo um pouco sobre eles e vote aqui no seu preferido. Você também pode ver quem está na disputa e eleger o melhor bar da cidade clicando aqui.

A Casa do Porco

Imagem
Imagem: Reprodução Instagram

Com tantos prêmios internacionais, a casa se tornou uma embaixada da nossa culinária no mundo. A fila na porta mostra que não faltam interessados para provar as receitas preparadas com o porco de criação própria. Entre elas, os embutidos e o tartare de carne curada.
Rua Araújo, 124, centro. @acasadoporcobar

Barú Marisquería

Imagem
Imagem: Divulgação

O restaurante comandado pelo colombiano Dagoberto Torres é um paraíso para os aficionados por peixes e frutos do mar. Nas mesas da pequena e charmosa vila gastronômica onde está instalado, provam-se ostras na brasa, ceviches e pescados na brasa.
Rua Augusta, 2542, Cerqueira César. @barumarisqueria

Continua após a publicidade

Cepa

Imagem
Imagem: Reprodução Instagram

As receitas criativas que abusam do frescor dos ingredientes são o motivo do sucesso da casa comandada pelo chef Lucas Dante e pela sommelière Gabrielli Fleming. Na agradável casinha na zona leste, a dupla serve tortinha de peixe cru e arroz de mexilhões.
Rua Antônio Camardo, 895 (antigo 15), Tatuapé. @restaurante.cepa

Chef Rouge

Imagem
Imagem: Reprodução Instagram

São quase 30 anos expedindo receitas que têm como base a clássica culinária francesa. Escargots, sopa de cebola, suflê de queijo, pato em molho de laranja tarte tartin são alguns dos pratos que fazem o cliente viajar a Paris sem sair de São Paulo.
Rua Bela Cintra, 2238, Cerqueira César. @chef_rouge_fr

Continua após a publicidade

Corrutela

Imagem
Imagem: Reprodução Instagram

A sustentabilidade é o que rege a cozinha de Cesar Costa, da escolha dos fornecedores ao processamento de ingredientes, como o chocolate usado na fabricação do sorvete. Nos pratos salgados, brilham pescados, porco e até a carne de gado Wagyu.
Rua Medeiros de Albuquerque, 256, Vila Madalena. @corrutela

Fame

Imagem
Imagem: Bruno Geraldi

O casal Marco e Érika Renzetti fechou a Osteria Del Petirosso para se aventurar neste ousado projeto. A cada noite, a dupla serve até 25 pessoas de uma vez. São onze etapas, divididas entre pratos da terra e do mar, que mudam de acordo com o que há de mais fresco e com o desejo do chef.
Rua Oscar Freire, 216, Cerqueira César. @fame_osteria

Continua após a publicidade

Maní

Imagem
Imagem: Reprodução Instagram

As mentes dos cozinheiros Helena Rizzo e Willem Vandeven parecem mais de artistas. Esse "casamento", somado à intensa pesquisa de produtos, dá origem a um memorável menu degustação de doze etapas. Entre as surpresas está o moti de hibisco com recheio de sorbet de lichia.
Rua Joaquim Antunes, 210, Jardim Paulista. @manimanioca

Metzi

Imagem
Imagem: Reprodução Instagram

Luana Sabino e o mexicano Eduardo Ortiz apresentaram aos paulistanos autênticas tradições da culinária mexicana, mas reinventadas com ingredientes brasileiros. Exemplo disso é o mole verde emulsionado com baru, castanha típica do cerrado, mais siri mole e maxixe.
Rua João Moura, 861, Pinheiros. @metzirestaurant

Continua após a publicidade

Nelita

Imagem
Imagem: Divulgação

Sob a batuta da chef Tássia Magalhães, o time de mulheres cozinheiras prepara receitas contemporâneas de raíz italiana na frente dos clientes. O menu de onze etapas contempla entradinhas leves, massas frescas e sobremesas equilibradas e cheias de técnica.
Rua Ferreira de Araújo, 330, Pinheiros. @nelita.restaurant

Tuju

Imagem
Imagem: Reprodução Instagram

Após uma temporada sem operações, o restaurante reabriu em novo endereço oferecendo uma experiência única na cidade. Durante o jantar, os clientes são guiados por três andares enquanto provam ingredientes incomuns preparados com maestria e aproveitam o serviço de vinhos.
Rua Frei Galvão, 135, Jardim Paulistano. @tuju_sp

Continua após a publicidade

Bares
Por Sergio Crusco

Imagem
Imagem: Divulgação

Tem pizza na taça

Drinques com notas salgadas têm aparecido cada vez mais nos bares de São Paulo. Nessa onda, clássicos da gastronomia ganham versões líquidas e a pizza aparece em algumas criações. Picco e Guarita são dois bons representantes da tendência e, curiosamente, são bares de coquetel também famosos por suas pizzas.

Picco

Imagem
Imagem: Divulgação

É comum trocar o nome do coquetel Margarita pelo da pizza Marguerita. Lula Mascella, do Picco, funde ainda mais nossa cuca com um drinque que traz os sabores da receita napolitana. Marguerita tem tequila, tomate, limão, agave, água de mussarela de búfala, manjericão e orégano.
Rua Lisboa, 294, Pinheiros. @o.picco

Continua após a publicidade

Guarita

Imagem
Imagem: Divulgação

O bar de Jean Ponce faz sua imitação de pizza na taça com I Will Serve You, receita de coquetel que mistura gim infusionado com queijo grana padano, shrub de tomate e suco de limão. Uma crostinha crocante e bem fina, feita de rúcula, enfeita a borda do copo.
Rua Simão Álvares, 952, Vila Madalena. @guaritabar

Belisquetes
Por Gabrielli Menezes

Imagem
Imagem: Divulgação

Fome de fritura

Bendito seja aquele que há milhares de anos mergulhou um alimento em óleo tão quente capaz de queimar a pele e descobriu o fantástico mundo crocante das frituras. E não importa se a mãe mais caxias proibir, se as escolas cortarem das cantinas e nem se qualquer médico explicar o que acontece nas nossas veias.

Continua após a publicidade

A verdade é que, ainda assim, teremos fome de batata frita — e de outras friturinhas mais. Aqui, vão duas sugestões que valem a pena:

Torresmo de lula

Imagem
Imagem: Bia Pinho

Especializado em sanduíches e petiscos com frutos do mar, o Notorious Fish serve uma lula frita tão crocante que até ganhou o nome de torresmo (R$ 55). Na hora de comer, esprema o limão-siciliano e passe os tentáculos no molho tártaro sem dó.
Rua Padre Carvalho, 123, Pinheiros. @notoriousfishbr

Mini schnitzel

Imagem
Imagem: Divulgação

Toda lanchonete que se preze precisa de boas entradinhas fritas por imersão. No Nosh, dá vontade de comer igual pipoca a porção de pequenos pedaços de peito de frango empanados (R$ 24). Acompanha maionese de mostarda e mel.
Rua Baronesa de Itu, 126, Santa Cecília. @nosh_sp

Continua após a publicidade

É hora de votar!

Escolha abaixo qual estabelecimento merece o título de Melhor Restaurante de São Paulo pelo Prêmio Nossa:

MELHOR RESTAURANTE DE SÃO PAULO

1.304 votos
Imagem
Mauro Holanda/Divulgação
Imagem
Divulgação
Imagem
Reprodução Instagram
Imagem
Reprodução Instagram
Imagem
Reprodução Instagram
Imagem
Bruno Geraldi
Imagem
Reprodução Instagram
Imagem
Reprodução Instagram
Imagem
Divulgação
Imagem
Reprodução Instagram

Deixe seu comentário

Só para assinantes