Restaurante dedicado ao cordeiro é escolhido revelação latina em 2023
Como já disse Rafael Tonon em sua coluna aqui no UOL, a Venezuela tem muito mais a revelar que muitos pensam.
E é de lá que vem o restaurante revelação pelo American Express One To Watch Award 2023 do Latin America's 50 Best Restaurants 2023 - premiação que lista os melhores restaurantes e profissionais da gastronomia na América Latina ano a ano e que em 2023 acontecerá em 28 de novembro no Rio de Janeiro.
Localizado na capital Caracas, o Cordero se dedica a popularizar entre os venezuelanos a carne de cordeiro em todas as suas formas e potenciais gastronômicos.
Primeiro estabelecimento da Venezuela a receber o prestigiado prêmio, o estabelecimento aberto em junho de 2022 se tornou símbolo do renascimento gastronômico no país e é comandado pelo chef Issam Koteich e seu sócio, Pedro Khalil, venezuelanos com ascendência síria e galício-libanesa, respectivamente.
Eles se juntaram após o retorno de Koteich à Venezuela, depois de duas décadas trabalhando com gastronomia em outros países da América Latina, em Dubai e na Europa — Koteich chegou, inclusive, a atuar por um período como estagiário no mundialmente famoso Mugaritz, no País Basco.
Em 2021, Khalil fundou o Projeto Ubre, dando origem à primeira criação de cordeiros Assaf na Venezuela. Seu objetivo era popularizar o consumo do animal, pois não é um hábito no país. Em uma visita à fazenda em Mompote, a cerca de 40 minutos de Caracas, Koteich apaixonou-se pelo produto e decidiu explorar maneiras inovadoras de introduzir a carne de cordeiro na Venezuela.
O menu do Cordero, elaborado por Koteich, é fiel aos objetivos centrais do projeto: a carne do animal aparece em pratos contemporâneos, como o tartare de cordeiro com bredo-da-praia (erva considerada uma Planta Alimentícia Não Convencional), formiga limonera, capim-limão e manjericão; o croquete de cordeiro com aioli de alho assado e purê de maçã defumada; e o exclusivo lingua tonnata, língua de cordeiro grelhada com molho cremoso de atum, cebola e alcaparras.
A maioria dos ingredientes usados no restaurante (inclusive laticínios, vegetais e flores comestíveis) são cultivados ou produzidos nas terras do Projeto Ubre, pioneiro no movimento "farm-to-table" (da fazenda para mesa), em Caracas.
Estamos muito honrados com esse reconhecimento internacional e, principalmente, em ver nosso país e os produtos locais de alta qualidade servidos no Cordero sendo prestigiados em todo o mundo, agradecem Koteich e Khalil.
O Cordero passa a fazer parte do grupo de estabelecimentos premiados com um futuro promissor à frente do qual já fazem parte os restaurantes Ancestral (La Paz), Fauna (Valle de Guadalupe), Celele (Cartagena) e Manu (Curitiba), entre outros.
A premiação
Em 2023, o 50 Best voltará a publicar também a lista dos restaurantes ranqueados nas posições 51 a 100 na América Latina. Ela será anunciada no dia 16 de novembro. Já os primeiros 50 colocados só serão revelados em 28 de novembro.
Deixe seu comentário