Topo

Ele adotou um cachorro de rua e juntos percorreram 15 países em uma moto

Jonas e o cãozinho Térix já viajaram por 15 países - Reprodução Instagram
Jonas e o cãozinho Térix já viajaram por 15 países Imagem: Reprodução Instagram

Simone Machado

Colaboração para Nossa, de São José do Rio Preto (SP)

08/06/2023 04h00Atualizada em 09/06/2023 15h32

Em 2015, ao encerrar o contrato de arrendamento de um hostel, em Búzios (RJ), o professor e turismólogo Jonas Fernandes Ramos, hoje com 50 anos, não sabia ao certo o que faria nos anos seguintes. Ficar parado era algo que não estava nos planos.

Tendo apenas uma motocicleta e um cachorro, adotado por ele quatro anos antes, decidiu então colocar uma velha ideia em prática: viajar pela América Latina sobre duas rodas.

Fernando conta que Térix, que não tem raça definida, foi abandonado próximo ao hostel que administrava em 2011 e, como nunca teve um cachorro, decidiu adotá-lo.

"Eu estava em uma pizzaria jantando quando um cachorro filhote apareceu e ficou me olhando. Dei um pedaço de pizza para ele e desde então estamos juntos. O nome dele foi em alusão ao local onde nos conhecemos, a pizzaria chamada Asterix e, por isso, eu o chamei de Térix", conta.

Quando decidiu que se aventuraria pelas estradas da América Latina, Jonas não teve dúvidas, precisava adaptar a moto para que seu companheiro de quatro patas pudesse viajar em segurança e até mesmo com algum conforto.

bau - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Baú de moto foi adaptado para Térix viajar
Imagem: Arquivo Pessoal

Eu cortei e adaptei um baú de moto para o Térix viajar seguro e confortável. Ele já era acostumado a andar no quadro da bicicleta comigo então foi tranquila a adaptação dele à moto"

Assim, tinha início o projeto Térix pelo Mundo, que começou em setembro de 2015, já percorreu 15 países e cerca de 130 mil quilômetros. Ao longo dos últimos sete anos, a dupla passou por cidades do Brasil, Suriname, Guiana Francesa, Guiana, Venezuela, Trinidad e Tobago, Colômbia, Panamá, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina.

"Viajamos sem pressa, percorrendo aproximadamente 300 quilômetros por dia. Devido à pandemia, ficamos dois anos no Chile, foi o maior tempo que passamos em um único lugar", lembra Jonas.

Cuidados extra para o Térix

pausa - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Pausas são feitas a cada hora para que animal possa descansar e se alimentar
Imagem: Arquivo Pessoal

Térix tem 12 anos e é considerado um cachorro idoso. Há oito anos na estrada com o animal, Jonas, conta que toma diversos cuidados com o animal, como alimentação balanceada com ração, paradas a cada uma hora para descanso e ,claro, eles só ficam em pousadas que aceitam animais.

"Viajar com ele é supertranquilo. Dirijo a uma velocidade média de 70 a 80 km por hora e paramos cada hora para que ele possa tomar água, fazer suas necessidades e se alimentar. Além disso, o Térix usa óculos de proteção por causa do vento", detalha Jonas.

A saúde de Térix também não é deixada de lado. O turismólogo afirma que o animalzinho passa por consultas rotineiramente com veterinários das cidades que eles estão.

Alegrias e perrengues da estrada

Apaixonado por natureza, Jonas conta que os destinos preferidos da dupla são aqueles que envolvem belezas naturais como Lençóis Maranhenses, no nordeste brasileiro e a região da Patagônia argentina.

A região da Amazônia é linda. Subimos o Monte Roraima (na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana), que é incrível. Mas sem dúvidas, a Patagônia argentina e chilena têm paisagens únicas com vulcões nevados, cachoeiras e lagos"

Apaixonado pelos destinos de natureza, Jonas vive com Térix novas aventuras - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Apaixonado pelos destinos de natureza, Jonas vive com Térix novas aventuras
Imagem: Reprodução Instagram

No entanto, a vida nas estradas também é cheia de perrengues. Jonas conta que o pior deles foi quando ele e Térix sofreram um acidente no dia 31 de dezembro de 2021 quando a dupla estava em Ushuaia, na Argentina, e se preparavam para começar a viagem de volta ao Brasil.

"Uma moto atingiu a nossa e, com a batida, caímos. O Térix não sofreu ferimentos e a moto também não teve danos, mas eu fraturei meu joelho e precisei ir de avião para Buenos Aires onde fui internado e passei por cirurgia. Foram quase dois meses de recuperação", recorda Jonas.

Nos dias em que ficou internado, o turismólogo contou com a ajuda de um amigo para cuidar de Térix. Após estar recuperado, Jonas e o animal voltaram para Ushuaia, onde a moto havia ficado, e seguiram a viagem de retorno.

Propagandas pagam a viagem

permuta - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Térix faz fotos de estabelecimentos em troca de alimentação e hospedagem
Imagem: Arquivo Pessoal

Térix chama a atenção por onde chega, o charme do animalzinho rende à dupla patrocínios e um dinheiro extra para a viagem. Além das inúmeras amizades.

Viaiar com um cachorro chama atenção das pessoas e, estando em uma moto, chama muito mais. As pessoas sempre pedem para tirar foto com ele e isso também nos rendeu muitas amizades no caminho"

Atenção que também rende retorno financeiro à dupla. A hospedagem e a alimentação, na maioria dos lugares por onde passa, é toda por conta do animal que, em troca de permuta, oferece divulgação da aventura em suas páginas nas redes sociais e em um portal próprio.

Térix conhecer com seu tutor destinos pelo Brasil e no exterior - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Térix conhecer com seu tutor destinos pelo Brasil e no exterior
Imagem: Reprodução Instagram

"Saímos sem recursos, toda a viagem foi custeada por permutas, apoiadores, patrocínios e da venda de adesivos do Térix. Ele é muito fotogênico e já fez fotos para estabelecimentos locais, o que nos ajuda nos gastos. Durante esses anos todos já tivemos mais de mil apoiadores pelos 15 países que passamos", conta Jonas.

Desde o ano passado, a dupla está em viagem por pontos turísticos do Brasil e já está se organizando para um roteiro pela Europa, que deve começar ainda este ano.