Topo

Descubra quais são locações fake ou reais na 5ª temporada de 'The Crown'

O Burghley House, em Lincolnshire, na Inglaterra, foi usado para gravar as cenas relacionadas ao Castelo de Windsor - Reprodução
O Burghley House, em Lincolnshire, na Inglaterra, foi usado para gravar as cenas relacionadas ao Castelo de Windsor
Imagem: Reprodução

De Nossa

13/11/2022 04h00

"The Crown" estrou sua aguardada quinta temporada, após dois anos de espera pelo arco da trama que retrata e romantiza os anos mais difíceis — e de imensa popularidade — da Família Real Britânica, quando a princesa Diana e o (então príncipe) rei Charles se divorciaram e seu romance com a atual rainha consorte Camilla se tornou público.

Para o desenrolar desta parte da série, foram escolhidas algumas locações de tirar o fôlego no Reino Unido que 'fazem o papel' das dependências oficiais da realeza.

Entre elas está, no entanto, uma locação por onde Charles e Diana realmente passaram: o Iate Real Britannia, aposentado de seu serviço à Coroa em 1997, e utilizado para a produção para a gravação das cenas.

A revista de design de interiores americana Elle Decor revelou uma lista das locações escolhidas para representar paisagens já famosas para o grande público. Conheça quais são os palácios e até um famoso hotel em "The Crown":

Iate Real Britannia

Na série é... O Iate Real Britannia

Atualmente ancorado em Edimburgo, o antigo iate da Família Real foi construído para marcar a coroação da rainha Elizabeth 2ª e se aposentou eventualmente, como mencionado acima, em 1997 — mesmo ano da morte da princesa Diana. No entanto, ele segue "operando", mas desta vez como atração turística que visitantes na Escócia podem conhecer.

Durante o período retratado nesta temporada da série, os anos 90, Charles e Diana viajaram a bordo do Britannia, que foi reproduzido também em sets para cenas internas.

Ardverikie Estate

Na série é... O Castelo de Balmoral

Balmoral, a propriedade particular de veraneio onde a rainha Elizabeth morreu em 2022, foi retratada em cenas gravadas em duas locações. A primeira delas foi na Ardverikie Estate, uma propriedade gótica do século 19 em Kinloch Laggan, Inverness-shire, nas Terras Altas da Escócia.

É ela que pode ser vista quando a rainha Elizabeth de Imelda Staunton chega a Balmoral e também quando ela trabalha na biblioteca ou conversa com o Primeiro-Ministro na sala de desenho, segundo a Elle Decor.

Knebworth House

Na série é... O Castelo de Balmoral

A segunda versão ficcional de Balmoral fica em Hertfordshire e possui um hall tão pomposo que foi usado para o Ghillies Ball. Também com forte estética gótica, a propriedade inglesa consegue se passar pelo castelo escocês.

A boa notícia para quem se encantar com este pano de fundo ao assistir os episódios é que esta casa de 500 anos com uma torre de observação vitoriana, gárgulas, domos e complexos detalhes de seu exterior romântico está aberta a visitação. Popular, ela é considerada um dos endereços mais filmados no país, já tendo aparecido em outros filmes como "O Discurso do Rei".

Lancaster House

Na série é... O Palácio de Buckingham

Apesar de parte das dependências do Palácio de Buckingham terem sido reproduzidas em sets para a série, houve uma locação utilizada para dar vida a ele, a Lancaster House, em Londres.

Ricamente decorada, esta casa bem próxima do verdadeiro palácio já apareceu em todas as outras temporadas "The Crown", assim como em "Sherlock Holmes" e "O Discurso do Rei", sobre a vida de George 6º, pai de Elizabeth 2ª. Construída na década de 1820, ela é considerada um dos últimos exemplos do luxo da alta sociedade do fim da era georgiana e início da vitoriana.

Assim como Buckingham, ela inclui uma mistura de elementos arquitetônicos do Barroco, Rococó e outros padrões neoclássicos, como colunas e estamparia de tecidos utilizados.

Burghley House

Na série é... O Castelo de Windsor

Para reproduzir um dos golpes mais duros que Elizabeth 2ª levou ao longo de seu reinado, a destruição parcial do Castelo de Windsor em um incêndio, era necessário utilizar um espaço de forte semelhança física com o original para manter o impacto emocional, embora fosse necessário passar distante do endereço real, um local histórico.

O local escolhido foi a Burghley House, uma propriedade de 500 anos em Lincolnshire, na Inglaterra. Em seu grande hall foram filmadas as cenas de Windsor na série, como aquela em que a rainha e Philip dão a Charles e Diana uma bronca por permitirem que o casamento dos dois se dissolvesse.

Ainda habitada pela família do Lord Burghley original, William Cecil, homem de confiança da rainha Elizabeth 1ª, a majestosa casa segue parcialmente aberta para quem quiser se hospedar nela. E intacta, deve-se dizer. Ela não foi incendiada de verdade pelo time de "The Crown", que reduziu às cinzas uma cópia do seu hall em um set.

Waddesdon Manor

Na série é... O Hotel Ritz, de Paris

Apesar de construída em Buckinghamshire, no interior inglês, esta mansão foi projetada como um château em estilo renascentista francês e por isso pode se passar pelo luxuoso hotel Ritz, em Paris, comprado por Mohamed Al-Fayed, pai de Dodi Al-Fayed, o último namorado de Diana.

Construída em um terreno adquirido por Ferdinand de Rothschild em 1874, a mansão foi inspirada no châteaux de Valois e levou sete anos para ser finalizada. Na série, apenas seus interiores são vistos. A fachada do Ritz mostrada é a verdadeira, na capital francesa.