Topo

Althorp House: a mansão que guarda mistério sobre sepultamento de Lady Di

Propriedade dos Spencer, na Inglaterra, hoje é museu aberto ao público e possível local onde o corpo da princesa Diana foi sepultado - Reprodução
Propriedade dos Spencer, na Inglaterra, hoje é museu aberto ao público e possível local onde o corpo da princesa Diana foi sepultado
Imagem: Reprodução

Gustavo Frank

De Nossa

29/08/2020 04h00

O trailer da quinta temporada de "The Crown" trouxe uma das personalidades mais esperadas pelo público na trama: a princesa Diana. No entanto, não é só a série da Netflix que pode nos levar a conhecer um pouco mais sobre a história da mãe dos príncipes Harry e William, a Althorp House também cumpre esse papel.

A mansão é uma propriedade de campo em Northamptonshire, na Inglaterra, que abrange 500 acres e possui 90 quartos.

O local virou um museu que abre as portas para o público entre julho e setembro. Entre esses meses, o único dia que não recebe turistas é no dia 31 de agosto, data em que Diana morreu, em 1997.

Em 2020, com a pandemia do coronavírus, a reabertura aconteceu em agosto, oferecendo aos visitantes a possibilidade de fazer um piquenique no jardim amplo que cerca o casarão.

A casa principal, o café, a loja de presentes e as exposições continuam fechados.

Todo o dinheiro arrecadado com a venda de ingressos é doado para o Fundo Memorial de Diana, Princesa de Gales, que distribui o dinheiro entre instituições de caridade apoiadas pela princesa em vida.

Por dentro da Althorp House

Hoje em dia, a mansão pertence a Charles Spencer, irmão de Diana. Originalmente, a construção trazia tijolos vermelhos da Era Tudor, mas foi reformada durante o século 18 pelo arquiteto Henry Holland.

O interior da casa reúne coleções de obras de arte, como pinturas e obras de cerâmica, além de móveis de época — o que atrai muitos turistas que fazem uma viagem ao tempo ao entrar em cada um dos cômodos.

A entrada da casa é um dos destaques da propriedade, trazendo pinturas pastorais do artista John Wootton e um teto coberto por 200 flores feitas de gesso.

Em sua juventude, de acordo com o site oficial da Althorp House, a princesa Diana praticava sapateado no chão de mármore do salão principal, acessado pelo hall com cobertura floral.

Outro cômodo que chama bastante a atenção é o King William Bedroom, quarto no qual o rei William III dormiu em 1695 sob um dossel coberto de penas de avestruz.

King William Bedroom - Reprodução/Althorp House - Reprodução/Althorp House
King William Bedroom
Imagem: Reprodução/Althorp House

O lago Round Oval

The Round Oval - David Goddard/Getty Images - David Goddard/Getty Images
The Round Oval
Imagem: David Goddard/Getty Images

A única área não aberta ao público é o lago que fica na propriedade, local em que a princesa Diana foi sepultada após a sua morte.

O espaço não foi originalmente planejado para isso, mas Charles Spencer revelou, em 2017, que era o "lugar mais seguro" para ela ser enterrada, onde William e Harry poderiam ter privacidade para prestar suas homenagens.

Em entrevista à BBC Radio 4, o irmão da princesa Diana disse já ter acontecido quatro tentativas de arrombamento nos últimos 20 anos.

No entanto, há rumores de que o corpo da princesa Diana, na verdade, esteja enterrado na igreja de Great Brington e o local seria uma manobra para dispersar a atenção do público.

Em entrevista aos tabloides ingleses, ex-funcionários da mansão alegam que o corpo foi cremado e que não se encontra mais na ilha — que, aliás, seria o local onde os cães da família Spencer eram enterrados.

As lembranças de Diana em Althorp House

Monumento para a Princesa Diana na Althrop House - ohn McLellan - PA Images/PA Images via Getty Images - ohn McLellan - PA Images/PA Images via Getty Images
Monumento para a Princesa Diana na Althrop House
Imagem: ohn McLellan - PA Images/PA Images via Getty Images

Um dos lugares mais populares para quem vai até a propriedade é um pequeno memorial onde as pessoas podem prestar homenagem à princesa Diana.

O local traz uma imagem da silhueta da "Princesa do Povo", como ficou conhecida, junto com duas placas: uma delas com uma frase de Diana e outra com as palavras da homenagem que seu irmão fez no funeral.

A área conta ainda com um gramado onde Diana e seus filhos, Harry e William, plantaram árvores juntos.