Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Mito ou verdade: gato macho e escuro dá mais alergia? O que diz a ciência

Tem algum jeito de evitar alergia a gato? Pesquisas tentaram descobrir - Getty Images
Tem algum jeito de evitar alergia a gato? Pesquisas tentaram descobrir Imagem: Getty Images

De Nossa, em São Paulo

22/10/2022 04h00

Os gatos estão entre as causas mais comuns de alergia, e a fonte dessa reação são proteínas encontradas na caspa, na urina e na saliva dos felinos. Isso quer dizer que todos os gatos são capazes de provocar alergia.

Em 2000, alguns cientistas suspeitaram que quanto mais escuro fosse o pelo do gato, maior era probabilidade de o animal induzir reações alérgicas. Para testar a tese, fizeram um pequeno estudo conduzido envolvendo 300 pacientes alérgicos.

Eles encontraram evidências de que pessoas que tinham gatos escuros tiveram probabilidade de duas a quatro vezes maior de apresentar sintomas severos a moderados, em comparação aos donos de gatos com pelo mais claro ou a quem não tem bichano de estimação.

No entanto, a associação de cor não é conclusiva, diz Clifford W. Bassett, do Allergy and Asthma Care, em Nova York e um dos autores da pesquisa. Seria preciso ampliar o estudo para cravar isso.

Posteriormente, um estudo publicado no "The Journal of Allergy and Clinical Immunology" foi mais enfático ao dizer que a cor do pelo de um gato não tinha efeito sobre a quantidade de alérgeno produzida.

Estudos adicionais descobriram que as gatas produzem menos alérgenos que os gatos, embora não esteja claro se a cor do pelo realmente influencia.

Portanto, por enquanto, pacientes alérgicos que queiram manter os gatos por perto devem continuar seguindo outras medidas:

  • vacinas para alergia são eficazes
  • medicações podem ser prescritas por médicos
  • uso de filtros de ar ajuda
  • manter o gato fora do quarto é importante
  • e dar banho nele com frequência ameniza os efeitos
(Com informação do The New York Times)