Topo

Calcinha à mostra ganha passarelas após favoritismo nas ruas e com famosas

Remando contra o minimalismo, há um exagero abraçado pelas grifes ao deixar peças íntimas à mostra. A Miu Miu, Coperni e a Saint Laurent são algumas das casas de moda a tornarem a moda mais sexy -- e divertida - Getty Images
Remando contra o minimalismo, há um exagero abraçado pelas grifes ao deixar peças íntimas à mostra. A Miu Miu, Coperni e a Saint Laurent são algumas das casas de moda a tornarem a moda mais sexy -- e divertida Imagem: Getty Images

De Nossa

17/10/2022 04h00

Não há mais o íntimo na moda. O fetiche tornou-se de conhecimento público, as curvas do corpo moldam peças que imitam músculos e, agora mais do que nunca, as calcinhas e cuecas passam a estabelecer uma importância mais do que meramente confortável, mas também estética. O que, na verdade, não é uma novidade, mas popularizou-se de forma avassaladora.

Conquistou as ruas, ganhou o engajamento das famosas e se fez praticamente onipresente nas passarelas das mais recentes Semanas de Moda — assim como nas anteriores, como mostraram a estilista Nensi Dojaka e a grife Off-White, fundada por Virgil Abloh.

O motivo para não existirem surpresas são revelados por tendências que despontaram nos últimos tempos: o recorte pélvico, por exemplo, deixava parte do quadril à mostra e foi reinterpretado por muitas celebridades que deixavam a calcinha alta — provocando o mesmo efeito visual. Lembre-se de Anitta na capa de "Girl From Rio" ou no videoclipe de sucesso mundial "Envolver".

A força da moda Y2K, que retoma tudo o que vimos e cobiçamos nos anos 2000, também tem o impacto. Paris Hilton, Britney Spears, Christina Aguilera, entre inúmeras outras, que o digam. Seus looks cheios de brilho e com peças exageradas fizeram história e atualmente passam a fazer parte de uma nova narrativa. O minimalismo faz-se menos relevante e dá vez ao maximalismo.

O desfile da Miu Miu colocou as roupas íntimas em evidência. A marca comandada por Miuccia Prada causou burburinho com as minissaias no começo deste ano e o que há de melhor para acompanhá-las do que algo tão ousado quanto?

Miu Miu | Primavera/Verão 2023 - Divulgação - Divulgação
Miu Miu | Primavera/Verão 2023
Imagem: Divulgação

No desfile da coleção de Primavera/Verão 2023, as peças com comprimento mini voltaram — desta vez acompanhadas de bolsos largos, contraste pertinente com a ascensão das calças cargo — e junto a elas estavam calcinhas de algodão.

A cintura mais baixa, mal vista por muitos, não necessariamente precisa exibir pele.

A calcinha, colocada mais acima da cintura, ganhou espaço para brilhar. Literalmente, já que as versões em cetim com tonalidades cintilantes foram usadas.

Miu Miu | Primavera/Verão 2023 - Getty Images - Getty Images
Miu Miu | Primavera/Verão 2023
Imagem: Getty Images

A Prada já vinha experimentando essa fórmula e a consolidou nesta última temporada. Para o Outono/Inverno 2022, a saia transparente e o vestido nos mesmos moldes deixavam as pernas à mostra e, em algumas vezes, as peças íntimas, mesmo que em versão mais tímida.

Para a Primavera/Verão 23, a transparência marcou mais uma vez. Com tecido branco, completamente translúcido, as hot pants se fizeram visíveis.

Prada | Outono/Inverno 2022 - Divulgação - Divulgação
Prada | Outono/Inverno 2022
Imagem: Divulgação
Prada | Primavera/Verão 2023 - Divulgação - Divulgação
Prada | Primavera/Verão 2023
Imagem: Divulgação

As peças com transparência são as grandes incentivadoras do íntimo se tornar cada vez mais compartilhado. Além da Prada, a Yves Saint Laurent combinou sua clássica sofisticação com sensualidade para apresentar modelos desfilando com vestidos feitos a partir de tecido fino, em frente à Torre Eiffel, em Paris.

Sem medo de ousar, a grife francesa desafia ainda mais o âmbito privado. As roupas deixavam os (ainda polêmicos) mamilos à mostra — o que ainda é visto como algo a ser censurado apenas pelo Instagram em terras ocidentais.

Saint Laurent | Primavera/Verão 2023 - Divulgação - Divulgação
Saint Laurent | Primavera/Verão 2023
Imagem: Divulgação

Abordagens ainda mais audaciosas — no melhor dos sentidos — foram apresentadas pela Burberry, à época comandada por Ricardo Tisci em sua direção criativa para a grife.

Os recortes, presentes no mais elogiado do que criticado look usado por Bruna Marquezine para assistir ao desfile, davam abertura para um tecido cortado como uma calcinha fundida ao vestido — que deixava as laterais e a parte frontal do quadril nuas.

Burberry | Primavera/Verão 2023 - Divulgação - Divulgação
Burberry | Primavera/Verão 2023
Imagem: Divulgação

Renda e metal

A malha fina com aberturas delicadas certamente despontou como uma das favoritas nesta temporada. A Dior é uma prova disso. Nas peças íntimas, quem recorreu a esse material para compor o styling foi a Coperni — a mesma grife responsável pelo vestido feito a partir de spray diretamente no corpo da modelo Bella Hadid.

Coperni | Primavera/Verão 2023 - Divulgação - Divulgação
Coperni | Primavera/Verão 2023
Imagem: Divulgação

O look all black, que flertava com o social e o casual, ganhava um desleixo sexy com a calcinha de renda à mostra.

A coleção foi batizada de "Coperni Femme", era uma ode a um paradigma de feminilidade reconfigurado. Desta vez, mais consciente da sua própria força, independência e autenticidade.

Apesar da renda em alta, há opções para todos os gostos. Algumas famosas, como a cantora Dua Lipa, Jennifer Lopez, Kim Kardashian e a nada convencional Julia Fox já colocaram as peças íntimas visíveis seus stylings a inspirar no feed do Instagram.

Aos que procuram por peças feitas para serem vistas, no Brasil quem desempenha esse papel na São Paulo Fashion Week — e no mercado, como um todo — é a Bold Strap. Destacou-se na última apresentação, em junho deste ano, ao levar Camila Queiroz para a passarela e, diferentemente das outras etiquetas, fazer moda a partir do sexo. O que não há mal nenhum.

Com modelos disponíveis tanto para mulheres como também para homens, a marca comandada pelo estilista Peu Andrade sai à frente.

Calcinha "Dragon" da marca brasileira Bold Strap - Reprodução - Reprodução
Calcinha "Dragon" da marca brasileira Bold Strap
Imagem: Reprodução