Topo

Calcinha à mostra é tendência que já domina ruas e passarelas da Europa

Bella Hadid foi uma das celebridades a apostar na tendência no street style. Recentemente, na Semana de Moda de Londres, as peças íntimas deixaram de ser tão intimas - Getty Images
Bella Hadid foi uma das celebridades a apostar na tendência no street style. Recentemente, na Semana de Moda de Londres, as peças íntimas deixaram de ser tão intimas Imagem: Getty Images

Gustavo Frank

De Nossa

05/03/2022 04h00

Há um ano, podemos dizer que o recorte pélvico foi uma das grandes tendências nos looks. As peças com tecidos que deixavam parte da cintura à mostra ganharam o mundo dos famosos, desde Dua Lipa até Luísa Sonza.

Com essa ascensão, as calcinhas começaram a deixar de ser tão íntimas e caminharam como uma tendência: estar à mostra e criar, de forma adaptada, o recorte pélvico.

O caminho trilhado em 2021 por esse estilo abriu espaço para que as calcinhas começassem a fazer parte dos looks de forma efetiva. No entanto, isso não é tão novo. Na verdade, só ganhou força.

Prova disso é que, se voltarmos ao Met Gala realizado em 2019, lá estava Hailey Bieber. A modelo desfilou o tapete vermelho do baile da gala com um vestido longo rosa de Alexander Wang e, ao se virar de costas para os fotógrafos, exibia as alças da peça íntima com o nome da grife em brilhante.

Ao voltar ainda mais no tempo, em uma festá pós-Oscar organizada pela Vanity Fair, a atriz Gillian Anderson era visionária ao posar para as fotos com o look aberto nas costas.

Hailey Bieber durante o Met Gala 2019. Na ocasião, a modelo vestiu Alexander Wang  - Getty Images - Getty Images
Hailey Bieber durante o Met Gala 2019. Na ocasião, a modelo vestiu Alexander Wang
Imagem: Getty Images
A atriz Gillian Anderson na festá pós-Oscar da Vanity Fair, em 2001 - Getty Images - Getty Images
A atriz Gillian Anderson na festá pós-Oscar da Vanity Fair, em 2001
Imagem: Getty Images

Longe dos red carpets não é diferente. A cantora britânica Dua Lipa é uma das que investem no uso das peças íntimas como uma declaração de moda — e sobretudo, de certa forma, poder. Fotografada por paparazzi ou nas redes sociais, a voz de "Levitating" impulsionava o uso da peça íntima como uma trend.

Dua Lipa em clique feito por paparazzi - Getty Images - Getty Images
Dua Lipa em clique feito por paparazzi
Imagem: Getty Images
Foto da cantora compartilhada no Instagram - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Foto da cantora compartilhada no Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Jennifer Lopez, neste mesmo caminho, aparecia com a calcinha exposta no set de filmagem de "Uma Nova Chance" (2018) com calças Natasha Zinko. Enquanto isso, no Instagram, Kim Kardashian fazia a já clássica pose para seus milhões de seguidores, destacando a peça íntima na cor vermelha.

Jennifer Lopez - Getty Images - Getty Images
Jennifer Lopez
Imagem: Getty Images
Kim Kardashian - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Kim Kardashian
Imagem: Reprodução/Instagram

Não podemos deixar de citar ainda a mais nova estrela da moda: Julia Fox.

Enquanto caminha para ser uma das favoritas das grifes, após um relacionamento relâmpago com Kanye West, a atriz fez da peça íntima a estrela do look em duas ocasiões: a primeira delas em um jantar com o ex-namorado, Ye, como o artista prefere ser chamado agora, e ao prestigiar a Semana de Moda de Milão.

Nessa última ocasião, no melhor de sua versão dominatrix.

Julia Fox em jantar com Kanye West - Getty Images - Getty Images
Julia Fox em jantar com Kanye West
Imagem: Getty Images
Julia Fox na Semana de Moda de Milão 2022 - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Julia Fox na Semana de Moda de Milão 2022
Imagem: Reprodução/Instagram

Como a moda está se apropriando da tendência?
A visibilidade nas passarelas

"É importante notar como as marcas estão explorando um caminho, algumas vezes inverso: colocar o que estava nas ruas como parte de suas identidades", explica a consultora de moda Nicole Munhoz para Nossa. A especialista ainda completa:

É a volta, já consolidada, do sexy pós-pandêmico, se assim podemos chamar"

Na mais recente edição da Semana de Moda de Londres, há menos de um mês, uma das designers a investir na ascensão das calcinhas como parte dos looks foi Nensi Dojaka.

Reconhecida por vencer o Prêmio LVMH em 2021 — considerado o maior reconhecimento aos estilistas —, a artista, que já vestiu desde Bella Hadid até a brasileira Bruna Marquezine, mostrou a peça íntima em um traje que parecia criar um híbrido entre o escritório e o casual.

Isso sem deixar de lado os recortes e transparências no top, o que já é uma de suas marcas registradas e criou favoritismo entre as famosas.

Nensi Dojaka | Outono/Inverno 22 - Divulgação - Divulgação
Nensi Dojaka | Outono/Inverno 22
Imagem: Divulgação

Em uma versão ainda mais chamativa, a estilista indiana-britânica Supriya Lele pegou carona no boom das calças de cintura baixa, sucesso também nos anos 2000, para um look em que a renda da peça íntima desenhava um coração na região inferior do abdômen da modelo.

A migração das ruas para as passarelas é reforçada ainda em seus dizeres sobre a coleção Ready-to-Wear: "Muito disso vem do meu guarda-roupa. Demorei um pouco porque é importante reservar um tempo para fazer essas coisas corretamente — esperei para fazer roupas apropriadas".

Supriya Lele | Ready-to-Wear  - Divulgação - Divulgação
Supriya Lele | Ready-to-Wear
Imagem: Divulgação

Já na Semana de Moda de Paris, enquanto a Off-White se despedia mais uma vez de Virgil Abloh, estilista e fundador da marca que morreu em novembro de 2021, lá estavam as calcinhas à mostra.

No desfile, no dia 28 de fevereiro, as peças íntimas foram interpretadas a partir de um visual do streetwear único, idealizado por Abloh. Sem deixar de lado a grafia da marca, que estampa as laterais.

Off-White | Outono 22 - Divulgação - Divulgação
Off-White | Outono 22
Imagem: Divulgação

Entre os convidados da Off-White, a presença de Rihanna era um dos destaques. Dona da própria marca de lingeries e vista deixando essa peça à mostra para o desfile da Dior, já podemos esperar por um look com a tendência durante a sua gravidez. Por sinal, a gestação mais fashionista já que tivemos.