PUBLICIDADE
Topo

O fenômeno Julia Fox: não conseguimos tirar os olhos deste ícone fashion

Julia Fox prende a atenção da mídia como ninguém com seus looks. Como ela se tornou uma figura de influência tão grande -- e tão inesperada? - Getty Images
Julia Fox prende a atenção da mídia como ninguém com seus looks. Como ela se tornou uma figura de influência tão grande -- e tão inesperada? Imagem: Getty Images

De Nossa

03/07/2022 04h00

Desde os primeiros meses deste ano, o nome de Julia Fox se fez quase onipresente.

Conhecida inicialmente pela carreira de atriz, como no filme "Joias Brutas" (2019) ao lado de Adam Sandler, a ítalo-americana teve sua imagem transformada em um ícone de estilo ao redor do mundo — o que muitos creditam ao relacionamento relâmpago com Kanye West, referenciado também como um "divisor de águas" para que Kim Kardashian se tornasse uma das maiores referências de moda hoje, como junto a Balenciaga.

Particularmente, a primeira vez em que fui fisgado por Fox foi em fevereiro de 2022. Com os tão copiados olhos marcados com o delineado gráfico preto — que já somam 800 milhões de visualizações em tutoriais no TikTok, ela fazia sua primeira aparição oficial ao lado de Ye — como Kanye prefere ser chamado agora.

O look escolhido para essa grande estreia aos olhos dos paparrazzi era um all jeans, vestido por Julia e o rapper, e que agradava ao saudosismo imortal do traje usado por Justin Timberlake e Britney Spears no VMA, lá em 2001.

Impacto imediato

De acordo com a plataforma de busca global Lyst, as buscas pelas pantaboots da Diesel, usadas por Julia e que acompanhavam a jaqueta da Schiaparelli, aumentaram 85% em 24 horas depois que ela desfilou com as calças fundidas às botas.

Foi neste exato momento em que a atriz despertou o interesse das grandes casas de moda. Ao surgir ao lado de Kanye West, se tornou impossível tirar os olhos dela. Ou melhor, do que ela vestia.

Julia Fox ao lado de Kanye West no desfile da Kenzo, em janeiro de 2022. A atriz veste jaqueta da Schiaparelli e pantaboots da Diesel - Getty Images - Getty Images
Julia Fox ao lado de Kanye West no desfile da Kenzo, em janeiro de 2022. A atriz veste jaqueta da Schiaparelli e pantaboots da Diesel
Imagem: Getty Images

Ainda na Semana de Moda de Paris, o novo casal favorito do show business atraiu a atenção de todas as câmeras ao chegar no desfile de Alta-Costura da Schiaparelli.

Para este evento, mais uma vez Julia e Kanye combinavam looks, embora dessa vez com uma dose de fetichismo. Fox vestia couro praticamente dos pés à cabeça. O visual assinado pelo diretor criativo Daniel Roseberry era um vestido com molde de espartilho em material envernizado.

Já os acessórios usados por ela eram as desejadas criações em metal do designer, como os brincos volumosos e a bolsa que imita a aparência de um cadeado em tamanho extra largo.

Daí pra frente, fomos apresentados constantemente ao mundo cheio de couro e sensualidade de Julia Fox. Sua marca registrada na moda até agora.

Julia Fox e Kanye West no desfile de Alta-Costura da Schiaparelli. A atriz veste um look envernizado criado pelodiretor criativo da grife, Daniel Roseberry - Getty Images - Getty Images
Julia Fox e Kanye West no desfile de Alta-Costura da Schiaparelli. A atriz veste um look envernizado criado pelodiretor criativo da grife, Daniel Roseberry
Imagem: Getty Images
Julia Fox ao lado do diretor criativo da Schiaparelli, Daniel Roseberry - Reprodução/Vogue - Reprodução/Vogue
Julia Fox ao lado do diretor criativo da Schiaparelli, Daniel Roseberry
Imagem: Reprodução/Vogue

As tendências na "vida real"

O namoro com Kanye West não foi para frente, mas Julia Fox se arrisca para continuar a ocupar o posto de referência fashion. Quando sai para jantar, parece recrutar fotógrafos para que registrem o que ela está usando: na maior parte das vezes com couro e explorando ao extremo tendências que surgem entre famosas e influenciadoras.

Desde calcinhas à mostra até as balaclavas cobrindo o rosto — desde que deixem sua maquiagem geométrica à mostra. É como se as tendências que vamos nas passarelas, e chamam a atenção, ganhassem vida.

Julia Fox com look de látex para o desfile da Versace - Getty Images - Getty Images
Julia Fox com look de látex para o desfile da Versace
Imagem: Getty Images
Julia Fox com balaclava na Semana de Moda de Milão - Getty Images - Getty Images
Julia Fox com balaclava na Semana de Moda de Milão
Imagem: Getty Images
Julia Fox com vestido da Lanvin para a premiére de "The Batman" - Getty Images - Getty Images
Julia Fox com vestido da Lanvin para a premiére de "The Batman"
Imagem: Getty Images

Muitos podem até pensar: "quem sai assim de casa?" ao ver a atriz com looks à la dominatrix. De fato, quase ninguém. Justamente por isso ela se sobressai. Uma dose de extravagância depois de tanto tempo acostumados ao conforto.

Esses, na verdade, acabam por ser como muitos de nós gostaríamos de sair de casa. Até mesmo para ir no supermercado, como fez Julia ao aparecer de calcinha e sutiã, acompanhados de um blazer a botas de cano alto. Tudo pensado pela própria personalidade em conjunto com a sua stylist, Briana Andalore. Parceiras de trabalho há 15 anos.

"Tudo que Julia faz definitivamente é uma forma de arte", disse Briana uma vez em entrevista a "Dazed". "Acho que é assim que o cérebro dela funciona. É tudo uma questão de criar, e estamos sempre fazendo ou criando algo, mesmo quando estamos sentados na sala conversando e mostrando fotos ou referências uma para a outra".

A tela em branco para novos talentos

Julia Fox com vestido da Han Kjøbenhavn, usado na festa pós-Oscar 2022 da Vanity Fair - Getty Images - Getty Images
Julia Fox com vestido da Han Kjøbenhavn, usado na festa pós-Oscar 2022 da Vanity Fair
Imagem: Getty Images

A imersão no mundo da Schiaparelli e da Diesel fez com que Julia Fox ganhasse relevância no mundo da moda. Afinal, não é todo mundo que veste essas roupas, ou acompanha o desfile da Versace da primeira fila e comparece a festa pós-Oscar, da Vanity Fair, com um vestido da Han Kjøbenhavn que "se estrangula" — com direito a uma bolsa feita de cabelo humano.

No entanto, ouso dizer que o maior momento fashion da atriz acontece agora.

Ciente da sua relevância, a estrela faz de suas aparições uma tela em branco para colocar luz sob novos estilistas.

"Minha equipe de publicidade dizia [sobre os looks]: 'Eles são um pouco editoriais demais', 'É muito sexy. É provocativo demais'", contou a atriz ao "The Cut". "Eu estava tipo, ok, acho que tenho que ser mais Hollywood e mais sem graça. Mas f***-se essa narrativa se eu quiser aparecer e usar coisas malucas — que é o que eu quero usar".

E assim ela vem fazendo. Entre alguns dos exemplos estão: o sutiã em formato alado da marca SEKS e o látex vívido da estilista Sia Arnika.

Ainda mais recentemente, um look que trouxe de volta a tendência do groutfit — quando a cor cinza forma um visual monocromático. Uma cortesia do estilista Alejandre, que também já chamou a atenção da cantora britânica Dua Lipa e aposta em decotes inusitados, como amarrações na parte traseira.

Julia Fox | SEKS  - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Julia Fox | SEKS
Imagem: Reprodução/Instagram
Julia Fox | Sia Arnika - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Julia Fox | Sia Arnika
Imagem: Reprodução/Instagram
Julia Fox | Alejandre Studio - Getty images - Getty images
Julia Fox | Alejandre Studio
Imagem: Getty images

Há quem diga que Julia Fox procura por atenção. Nas palavras dela: "Se os paparazzi vão me flagrar, eu posso fazer o melhor que puder. Sinto que estou prestando um serviço para o povo", disse à "People".

Na mesma entrevista, a atriz é tão ousada em suas respostas quanto nos seus looks. Quando questionada sobre qual seu objetivo em se tornar uma celebridade, ela afirma: "Dinheiro". Ao ser pressionada sobre o "sentido" da resposta, ela enfatiza: "Apenas dinheiro. Não é esse o objetivo de todos?".

Na minha opinião, Julia Fox torna a missão de tirar os olhos dela quase impossível. Editoriais os quais estamos acostumados a ver em revistas ganham "vida" nas ruas com os looks usados por ela. Na moda, é preciso ser autêntico — e até mesmo "chocante" — para se tornar memorável.