Topo

Por que William e Harry estavam com roupas diferentes no funeral da rainha?

William e Harry no funeral da rainha Elizabeth 2ª - Getty Images
William e Harry no funeral da rainha Elizabeth 2ª Imagem: Getty Images

De Nossa

19/09/2022 11h52

O funeral da rainha Elizabeth 2ª marcou o encerramento de uma era em Londres, na Inglaterra. Entre os presentes, estavam membros da família real, como o rei Charles 3º e os príncipes William e Harry. Esses dois últimos, para a surpresa de alguns, apareceram na ocasião usando roupas diferentes.

Enquanto o primogênito estava vestindo seu uniforme militar, em tom azul-marinho, o caçula de Diana usava apenas um terno preto. Mas por que eles estavam trajados de formas diferentes? Ou ainda melhor: por que Harry não usava, assim como William, a roupa militar, uma vez que ele já serviu ao Exército duas vezes no Afeganistão?

Na família real, existem inúmeras etiquetas e regras sobre as vestimentas que devem ser usadas para cada evento — desde os encontros com a rainha, quando ainda viva, até os próprios looks usados por ela, em sua maioria com cores extremamente chamativas.

O motivo para que Harry não estivesse vestindo o uniforme militar, por mais que tenha servido ao Exército por uma década, implica no fato de que apenas membros que trabalham na família real podem usar essa vestimenta em eventos públicos em homenagem à rainha.

Embora ainda faça parte da família, o marido de Meghan Markle perdeu seus títulos militares honorários quando deixou o cargo de membro da realeza em 2020.

Harry e William no funeral da rainha Elizabeth 2ª - Getty Images - Getty Images
Harry e William no funeral da rainha Elizabeth 2ª
Imagem: Getty Images

Ele não foi único "impedido" de usar o uniforme. O príncipe Andrew também não o usou. Isso porque foi destituído após as acusações de abuso sexual envolvendo Jeffrey Epstein, de quem era amigo próximo.

Vale ressaltar que isso não faz com que Harry tenha deixado de ser capitão — posto alcançado por ele enquanto ainda fazia parte da família. O pai de Archie e Lilibet perdeu apenas o título de capitão geral dos fuzileiros navais.

Boatos na mídia afirmavam que o príncipe estaria "descontente" por não ter a permissão para vestir o uniforme assim como o irmão. No entanto, um porta-voz do duque negou que isso tenha acontecido:

"Sua década de serviço militar não é determinada pelo uniforme que ele usa, e pedimos respeitosamente que o foco permaneça na vida e no legado de Sua Majestade a Rainha Elizabeth 2ª", afirmou.

Príncipe Harry em destaque, em registro feito durante o funeral da rainha Elizabeth 2ª - Getty Images - Getty Images
Príncipe Harry em destaque, em registro feito durante o funeral da rainha Elizabeth 2ª
Imagem: Getty Images

As iniciais removidas

Harry e William na vigília em homangem à rainha Elizabeth 2ª; iniciais "ER" aparecem nos ombros de William, enquanto uniforme de Harry teve as letras removidas - Getty Images - Getty Images
Harry e William na vigília em homangem à rainha Elizabeth 2ª; iniciais "ER" aparecem nos ombros de William, enquanto uniforme de Harry teve as letras removidas
Imagem: Getty Images

Na vigília, realizada no último sábado (17), Harry foi autorizado a usar uniforme militar. De acordo com o site "Page Six", o príncipe obteve uma permissão especial do rei Charles 3º para usá-lo, apenas nesse evento.

No entanto, segundo rumores, houve uma cutucada indireta ao marido de Meghan Markle.

Embora usasse o uniforme número 1 da Blues and Royals, assim como o irmão, a roupa que Harry recebeu do Palácio de Buckingham carecia de um detalhe nas dragonas: as iniciais "ER", que pertenciam à Elizabeth 2ª.

William, por sua vez, tinha as iniciais à vista em ambas as dragonas dos ombros.

Netos da rainha Elizabeth 2ª reunidos na vigília realizada no último sábado (17) - Getty Images - Getty Images
Netos da rainha Elizabeth 2ª reunidos na vigília realizada no último sábado (17)
Imagem: Getty Images