Topo

Realeza não é bagunça: as regras de moda para encontrar a rainha Elizabeth

A rainha Elizabeth em seu encontro com Angelina Jolie, em 2014 - Getty Images
A rainha Elizabeth em seu encontro com Angelina Jolie, em 2014 Imagem: Getty Images

De Nossa

12/12/2021 09h51

Um encontro com qualquer membro da realeza britânica é cercado de uma série de rígidos protocolos sociais que, caso sejam desrespeitados, podem gerar saias justas — foi o caso do encontro do ex-presidente americano Donald Trump com a rainha Elizabeth em 2018, em que ele caminhou à frente da monarca e virou manchete no mundo todo.

No entanto, as regras não se aplicam somente ao comportamento, mas também às roupas que serão usados para tomar aquele chá com Sua Majestade.

Em entrevista ao The Royal Family Channel, dedicado à cobertura de assuntos relacionados aos Windsor no Youtube, a expert na realeza Lucy Hume explicou o que vestir para diferentes ocasiões com a família real.

A britânica é a diretora e chefe de conteúdo da empresa de etiqueta e estudos de linhagem real Debrett's, que publica desde 1769 o guia fundamental de títulos e genealogia de toda a nobreza do Reino Unido. Para quem não se lembra, este é aquele guia que a própria rainha consulta em "The Crown" para conhecer melhor o paradeiro dos membros perdidos da família de sua mãe.

Rainha Elizabeth 2ª ao lado do então presidente dos EUA, Donald Trump, durante o banquete de Estado no Palácio de Buckingham em 2019 - Dominic Lipinski/Pool via Reuters - Dominic Lipinski/Pool via Reuters
Rainha Elizabeth 2ª com Donald Trump durante o banquete de Estado no Palácio de Buckingham em 2019. O ex-presidente americano aderiu corretamente ao traje white tie
Imagem: Dominic Lipinski/Pool via Reuters

Em ocasiões formais, como banquetes de Estado e eventos reais, homens devem vestir "white tie", explica Lucy. Semelhante ao black tie, este tipo de traje tem a gravata borboleta branca, como o nome sugere, além de um paletó longo com colarinho alto, em vez do paletó de colarinho baixo usado em tapetes vermelhos.

Já mulheres devem usar um vestido longo formal em eventos dignos de white tie para os homens. Em eventos cujo traje é black tie, como premiações, homens podem optar também por um paletó um pouco mais curto, enquanto as mulheres podem escolher um terninho com calça ou um vestido social.

Geralmente, os próprios membros da família real respeitam estas regras, então é possível observá-los para ter dicas. "A maneira como a rainha se veste [em uma ocasião] é um padrão de excelência do que os convidados devem seguir", orienta Lucy.

Príncipe William e Catherine, a duquesa de Cambridge, vestiram black tie na estreia de "007 - Sem Tempo Para Morrer" este ano - Getty Images - Getty Images
Príncipe William e Catherine, a duquesa de Cambridge, vestiram black tie na estreia de "007 - Sem Tempo Para Morrer" este ano
Imagem: Getty Images

Encontros diurnos, ainda segundo Lucy, pedem o traje "lounge suit". "É o que mais se aproxima do que você usaria no escritório", explica. Então homens podem vestir terno e gravata longa, por exemplo, e mulheres podem optar por terninhos com saia ou calça, ou um vestido menos formal.

Este foi o look pelo qual Angelina Jolie (no destaque) optou ao conhecer a rainha em 2014 durante um bate-papo no Palácio de Buckingham. Em seguida vem ainda o tipo mais "relaxado" de vestimenta, o "smart casual", ou um casual inteligente onde é possível explorar um suéter com calça longa, por exemplo, para ocasiões menos formais, como um encontro no parque.

Meghan, a duquesa de Sussex, e o príncipe Harry em Rabat: o encontro descontraído com um chef pedia um traje casual - Reuters - Reuters
Meghan, a duquesa de Sussex, e o príncipe Harry em Rabat: o encontro descontraído com um chef pedia um traje casual
Imagem: Reuters

"Existem certos eventos dentro da temporada social formal como, por exemplo, o Royal Ascot, que determina que os vestidos das mulheres devem vir abaixo do joelho e cobrir os ombros", lembra Lucy. A diretriz, no entanto, pode ser boa orientação para qualquer evento da realeza: mostrar muita pele é arriscado.