Topo

Gim e tragos reais: rainha Elizabeth 2ª e seus quatro drinques diários

A rainha Elizabeth 2ª chegou a lançar, pelo Palácio Real, uma marca própria de gim e um espumante comemorativo - Yui Mok - WPA Pool/Getty Images
A rainha Elizabeth 2ª chegou a lançar, pelo Palácio Real, uma marca própria de gim e um espumante comemorativo Imagem: Yui Mok - WPA Pool/Getty Images

Carlos Eduardo Oliveira

Colaboração para Nossa

09/09/2022 04h00

Nunca foi fake news. Ao contrário, era um fato: ao longo de seu reinado, sempre foi de domínio público que a rainha Elizabeth 2ª gostava de "tratar-se bem", quando o assunto eram bebidas e coquetéis.

Para alguns, inclusive, essa pequena dieta alcoólica, que a monarca aparentemente cultuou até perto do fim de seus dias, foi um dos elementos responsáveis por sua longevidade até este 8 de setembro.

Os tragos reais (quatro ao dia, dizia-se) — assim com os do lendário primeiro-ministro inglês Winston Churchill — famosamente sempre tiveram uma queda por gim e por coquetéis à base de uma das glórias britânicas. A festa começava já perto da hora do almoço.

O Dry Martini era um deles, geralmente consumido à mesa, em meio a refeições. Antes, para aguçar o palato real, Sua Majestade tinha preferência por abrir os trabalhos com um certo coquetel de nome Zaza, cuja receita mixa o gim ao aperitivo francês Dubonnet.

Rainha Elizabeth 2ª brinda em um banquete no Nepal em 1969 - Getty Images - Getty Images
Rainha Elizabeth 2ª brinda em um banquete no Nepal em 1969
Imagem: Getty Images

A receita: 60 ml de Dubonnet e 30 ml de gim vão à coqueteleira, batidos com bastante gelo; a seguir, despeja-se o líquido em uma taça Martini, previamente gelada. O toque final vem com o acréscimo de uma casca de limão.

À altura da sobremesa, para harmonizar com o dulçor, um vinho fortificado (via de regra, eles são doces) resolvia a questão.

Durante muito tempo foi também propalado que, antes de ir para a cama, a rainha ainda encontrava tempo para relaxar ao sabor de uma ou duas taças de autênticos champanhes.

Obviamente, pessoas do círculo interno da família real negaram, no passado, que a rainha "bebesse tanto assim". Mas, mais recentemente, veio à tona a proibição médica oficial para que a mãe de todos os britânicos se restringisse apenas a brindes, durante celebrações e ocasiões especiais.

O Buckingham Palace English Sparkling Wine foi lançado em homenagem ao Jubileu de Prata da rainha - Divulgação - Divulgação
O Buckingham Palace English Sparkling Wine foi lançado em homenagem ao Jubileu de Prata da rainha
Imagem: Divulgação

Fato é que Elizabeth 2ª tinha também à disposição seu próprio espumante, lançado durante as comemorações do Jubileu de Prata de seu reinado à frente do trono britânico. Batizado Buckingham Palace English Sparkling Wine, garrafa extremamente elegantes, ainda se encontra no mercado, ao preço aproximado de 40 libras (R$ 240).

Em 2020, já em meio à pandemia, a Família Real enfim patenteou seu próprio gim artesanal: O Buckingham Palace Gin, à base de ingredientes crescidos e colhidos nos próprios jardins reais do palácio londrino. Na receita, limão siciliano e verbena.

Buckingham Palace Gin: bebida artesanal com o selo da Casa Real - Divulgação - Divulgação
Buckingham Palace Gin: bebida artesanal com o selo da Casa Real
Imagem: Divulgação

Produzido artesanalmente em pequena escala, passou a ser servido a convidados em eventos oficiais. E, até recentemente, era vendido por 40 libras (mesmo preço do espumante Buckingham Palace English Sparkling Wine) nos bons endereços do ramo, no Reino Unido.

Para ele, foi divulgada até uma receita-base. De acordo com Buckingham, a melhor maneira de aproveitar os sabores do gim real é: preencher um copo baixo com gelo; acrescentar uma dose da bebida; a seguir, adicionar uma fatia de limão siciliano; por fim, completar o copo com água tônica.

Cheers, Sua Majestade!