Topo

Harry usa uniforme militar pela 1ª vez desde 2020 em homenagem à rainha

Príncipe Harry, o duque de Sussex, chega em vigília em homenagem a avó, a rainha Elizabeth 2ª, em Westminster Hall  - Chris Jackson/Pool via REUTERS
Príncipe Harry, o duque de Sussex, chega em vigília em homenagem a avó, a rainha Elizabeth 2ª, em Westminster Hall Imagem: Chris Jackson/Pool via REUTERS

De Splash, em São Paulo

17/09/2022 14h56Atualizada em 18/09/2022 15h10

Harry, o duque de Sussex, usou uniforme militar pela primeira vez desde 2020 ao comparecer a uma vigília em homenagem à avó, a rainha Elizabeth 2ª, em Westminster Hall, onde o corpo da monarca é velado desde quarta-feira (14).

Ele serviu ao Exército por uma década, sendo enviado por duas vezes ao Afeganistão, mas perdeu seus títulos militares em 2020 ao decidir deixar a chamada "realeza sênior" ao lado da mulher, Meghan Markle. Entre as honrarias destituídas está a de Capitão General dos Fuzileiros Navais Reais.

Apesar da aparição de hoje, o Palácio de Buckingham confirmou na terça-feira (14) que Harry não usaria o uniforme militar durante as principais cerimônias em homenagem à rainha, com o direito restrito a membros da família real que tenham alguma patente militar.

Essa restrição abrange os cinco maiores eventos cerimoniais e o funeral de Elizabeth 2ª. Neles, apenas o rei Charles 3º, o príncipe William, a princesa Anne e o príncipe Edward estarão vestidos com os trajes.

Uma exceção especial foi feita ao príncipe Andrew, que também foi destituído de seus títulos militares. Ele poderá usar o uniforme militar na última vigília, como sinal de respeito à rainha Elizabeth 2ª. Em outras ocasiões, o Duque de York e o de Sussex devem usar trajes de luto.

O príncipe Andrew passou 22 anos na Marinha Real e serviu como piloto de helicóptero na Guerra das Malvinas, em 1982. Ele perdeu seus títulos militares e patrocínios reais em janeiro deste ano, após ser acusado de assédio por Virginia Roberts Giuffre.

Harry ainda foi surpreendido antes de sair de casa ao notar que as iniciais 'ER' (Rainha Elizabeth: Elizabeth Regina, em latim) foram descosturadas do seu uniforme.

Segundo o Daily Mail, o duque de Sussex ficou arrasado e cogitou usar um terno comum para evitar o constrangimento, já que só o dele estava assim.

"Ele está com o coração partido. Remover as iniciais de sua avó parece muito intencional", afirmou um amigo dele ao Sunday Times.

As iniciais 'ER' são usadas tradicionalmente em trajes de membros ativos da realeza. O constrangimento de Harry se daria porque o mesmo não aconteceu com o traje do príncipe Andrew.