Topo

Hemingway teria batizado o Bloody Mary, diz dono de bar onde drinque nasceu

Bloody Mary: O famoso drinque com suco de tomate pode ter ganhado seu nome por causa do escritor - Getty Images/iStockphoto
Bloody Mary: O famoso drinque com suco de tomate pode ter ganhado seu nome por causa do escritor Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

24/12/2021 04h00

Conhecido entre a boêmia francesa do início do século 20, o Harry's New York Bar, em Paris, era um dos favoritos do escritor Ernest Hemingway. E, segundo Franz-Arthur MacElhone, bisneto do fundador Harry MacElhone, pode ter sido o próprio autor de "Paris é uma Festa" — e conhecido bebedor — a batizar um drinque famoso criado lá: o Bloody Mary.

Na época, o bartender do hoje centenário bar era Fernand Petiot, que teria criado a receita publicada em 1921 no livro "Harry's ABC of Cocktails", uma coletânea de drinques. Hemingway teria estado no balcão na ocasião da estreia.

"Enquanto ele bebia, ele ficava dizendo 'bloody Mary'", contou Franz-Arthur à agência Associated Press. A expressão seria equivalente à "maldita Mary", embora não se conheça o contexto exato da história atribuída ao autor.

Ernest Hemingway - Archivio Cameraphoto Epoche/Getty Images - Archivio Cameraphoto Epoche/Getty Images
Ernest Hemingway era um amante de drinques
Imagem: Archivio Cameraphoto Epoche/Getty Images

No entanto, Franz-Arthur diz que a tal Mary seria uma mulher que o escritor estava namorando na época e que ele pediu a Petiot uma bebida misturada com suco para que ela não sentisse o cheio do álcool em seu hálito.

Assim teria surgido a clássica receita com sal, pimenta, tabasco, limão, vodca, suco de tomate e molho inglês.

No entanto, o herdeiro do famoso bar admite que esta não é a única versão que ouviu de seus antepassados a respeito da origem do coquetel. Franz-Arthur contou que o bartender pode ter inventado o drinque para uma Mary que dançava em um bar de Chicago chamado "Bucket of Blood".

Embora não se tenha exata certeza das circunstâncias em que surgiu a bebida, o registro da receita de Bloody Mary nascida no Harry's New York Bar é o mais antigo que se conhece — e acaba de completar 100 anos.