Topo

Áustria reabre fronteiras para turistas brasileiros; veja regras de viagem

Viena, Áustria: Testes de covid-19 para entrada em estabelecimentos da capital têm validade mais curta - iStockphoto
Viena, Áustria: Testes de covid-19 para entrada em estabelecimentos da capital têm validade mais curta Imagem: iStockphoto

De Nossa

04/11/2021 15h30

A Áustria atualizou sua legislação de controle da pandemia nesta quinta (4) e reabriu suas fronteiras para turistas brasileiros, que agora podem entrar no país mediante apresentação de comprovante de vacinação, teste negativo para a covid-19 ou atestado de recuperação da infecção pelo vírus.

Menores de 12 anos não precisam comprovar vacinação ou realizar exames para serem admitidos em território austríaco. Já menores entre 12 e 17 anos não precisam ter sido imunizados, mas devem apresentar testes negativos na chegada ao país.

Quais vacinas são aceitas?

O governo da Áustria reconhece certificados em inglês ou alemão que comprovem imunização com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca (a britânica Vaxzevria ou a indo-brasileira Covishield), Janssen, Moderna, Sinopharm e Sinovac, mais conhecida por aqui como a CoronaVac.

Esquemas vacinais mistos, com doses de diferentes imunizantes, também são aceitos para a entrada no país. No entanto, as autoridades alertam que as vacinas CoronaVac e Sinopharm são válidas apenas para as fronteiras e não são reconhecidas para entrada em hotéis e restaurantes.

Os certificados têm data de validade na Áustria e são considerados vigentes a partir da data de aplicação da segunda dose ou dose de reforço por 360 dias. No caso do imunizante da Janssen, de dose única, o certificado passa a valer a partir do 22º dia de imunização por 270 dias.

Vacinados com apenas uma dose de quaisquer imunizantes cujo esquema vacinal se completa apenas com duas doses, mas recuperados da doença, serão considerados completamente vacinados por 360 dias após a data de aplicação.

Como comprovar que tive covid-19?

É possível entrar na Áustria até 180 dias depois de ter sido diagnosticado com a covid-19, se tiver sido vacinado com pelo menos uma dose de imunizante. Caso o atestado médico ou exame originais não estejam em inglês ou alemão, é necessário a apresentação deste atestado médico austríaco, assinado por profissional de saúde.

Exames de anticorpos são válidos por até 90 dias como ferramenta de confirmação da infecção. Comprovantes devem ser emitidos pelo menos 14 dias depois da detecção da doença ou do início dos sintomas. O viajante também deve estar livre dos sintomas há pelo menos 48 horas para se emitir documento que ateste que está recuperado.

Um profissional de saúde deve atestar que o turista não representa mais risco epidemiológico. Caso haja documentação insuficiente, o viajante deverá realizar um PCR ainda no aeroporto imediatamente.

Quais as exigências para não vacinados?

Aqueles que não tiverem sido imunizados deverão preencher este formulário para liberação de entrada ainda em solo brasileiro e apresentar comprovante do preenchimento na fronteira.

Ao chegar em território austríaco, os viajantes deverão apresentar um teste do tipo PCR negativo para a covid-19 colhido até 72 horas antes do desembarque ou um exame de antígeno realizado até 48 horas antes por autoridades médicas.

Não vacinados devem cumprir quarentena de 10 dias, ou serem testados novamente no 5º dia para serem liberados do isolamento antecipadamente.

Entrada em estabelecimentos na Áustria

Cada cidade tem seu protocolo sanitário para receber turistas em bares, restaurantes, museus e etc. Comprovantes de vacinação ou testes negativos para a covid-19 são exigidos na maioria dos locais.

A capital Viena, por exemplo, reduziu a validade dos exames em setembro: PCRs negativos expiram após 48 horas, em vez de 72 horas e testes de antígeno são válidos por 24 horas, em vez de 48 horas. É aconselhável checar aqui quais são as regras para o local que pretende visitar.

Apenas máscaras do tipo PFF2 (também conhecida como N95) são aceitas para circular nas cidades austríacas.

As vacinas Sinopharm e Sinovac (CoronaVac), como mencionado acima, não são reconhecidas dentro dos estabelecimentos do país, apenas para entrada. Por isso, pode ser necessário apresentar exames para ser admitido em locais públicos.

O governo austríaco divulgou uma lista de laboratórios reconhecidos para a realização dos testes. Em centros oficiais operados pelas províncias, designados como "Teststraße", os exames são gratuitos.