Topo

Áustria e Croácia limitam data de validade do passaporte da vacina; entenda

Baden bei Wien, Áustria - Getty Images
Baden bei Wien, Áustria Imagem: Getty Images

De Nossa

19/08/2021 11h24

A Áustria e a Croácia se tornaram os primeiros países a fixar uma data de validade para o chamado "passaporte da vacina", o certificado que prova que um cidadão foi completamente imunizado e, portanto, pode ter sua entrada liberada e até ser eximido da necessidade de cumprir quarentena antes de circular pelo país de destino.

Na prática, viajantes que tiverem recebido sua segunda dose ou vacina de dose única há mais de 270 dias (cerca de 9 meses) não serão mais considerados completamente imunizados e, por isso, deverão apresentar um teste do tipo PCR negativo para a covid-19 realizado em até 72 horas anteriores ao desembarque e cumprir quarentena de dez dias. Já aqueles que apresentam prova de vacinação ainda dentro da 'data de validade' são dispensados da checagem.

A decisão chega após alguns países como Israel e os Estados Unidos terem iniciado a aplicação da terceira dose de imunizante em parcelas de suas populações. No Brasil, o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga já anunciou que o país também vacinará idosos e profissionais de saúde com a terceira dose.

As novas regras valem para turistas brasileiros natos?

Não. Tanto a Áustria quanto a Croácia impõe diferentes regras para visitantes de acordo com a gravidade da pandemia em seu país de origem. O Brasil é considerado pela Áustria um país foco para surgimento de variantes e, portanto, apenas viagens essenciais estão liberadas, como, por exemplo, aquelas realizadas por razões de saúde ou humanitárias. Para receber autorização de viagem, é necessário preencher um formulário e as permissões são concedidas ou não após análise caso a caso.

Já a Croácia recebe, sim, brasileiros. Mas, como o Brasil está na lista de países para os quais "medidas epidemiológicas especiais" se aplicam, segundo o Instituto de Saúde Pública da Croácia, o 'passaporte da vacina' não é uma exigência para o viajante brasileiro que deve, obrigatoriamente, apresentar um PCR negativo para a covid-19 de até 48 horas anteriores ao desembarque e cumprir quarentena de 14 dias. O tempo de isolamento pode ser reduzido caso o turista teste negativo para a covid-19 novamente após sete dias.

Cada país divulga, periodicamente, uma atualização da lista de países cujos cidadãos podem circular em seu território e sob quais condições. Cidadãos na lista de países liberados tanto na Áustria quanto na Croácia precisam ainda ter sido imunizados com vacinas reconhecidas em ambos os países para receberem a isenção dos testes e da quarentena.

Enquanto a Croácia reconhece apenas vacinas já aplicadas na União Europeia — Pfizer, Moderna, AstraZeneca, Gamaleya, Sinopharm e Janssen — a Áustria aceita os vacinados com AstraZeneca (tanto a versão Vaxzevria, aplicada na Europa, quanto a Covishield, aplicada na Índia e no Brasil), Pfizer, Moderna, Sinopharm, Sinovac (Coronavac) ou Janssen.