Topo

Sorvete sem sorveteira: experimente versão de maracujá cremosa e azedinha

Sorvete fácil de maracujá: fica cremoso mesmo sem sorveteira - Prato Fundo
Sorvete fácil de maracujá: fica cremoso mesmo sem sorveteira
Imagem: Prato Fundo

Gabrielli Menezes

De Nossa

03/11/2021 04h00

Vitor Hugo

Vitor Hugo

QUEM É

Farmacêutico-bioquímico e gastrônomo por formação, o londrinense se dedica a testar, explicar e desenvolver "experimentos" químicos e físicos comestíveis. Há 14 anos, as descobertas são compartilhadas no seu site, o Prato Fundo.

Os sorvetes dispostos nas cubas de sorveterias artesanais geralmente são feitos à base de creme inglês. A mistura de leite, gemas e creme de leite se transforma no docinho gelado pelo uso da sorveteira, que resfria a massa e incorpora ar.

Como quase ninguém tem o aparelho em casa, o mestre em ciência dos alimentos Vitor Hugo, do site Prato Fundo, desenvolveu um sorvete de maracujá fácil que qualquer pessoa consegue fazer.

A receita leva quatro ingredientes obrigatórios — polpa de maracujá, leite condensado, creme de leite e iogurte — mais um álcool opcional (vodca ou cachaça).

Mesmo sem sorveteira, o doce fica cremoso por uma série de motivos. O primeiro é a mistura de leite condensado e maracujá. "Por ser ácida, a fruta reage com o ingrediente e deixa o sorvete mais espesso".

Vitor Hugo - Sorvete de maracujá - Prato Fundo - Prato Fundo
Quatro ingredientes: polpa de maracujá, leite condensado, iogurte e e chantilly
Imagem: Prato Fundo

Fundamental, o creme de leite fresco age em dose dupla: é fonte de gordura e adiciona ar por ser batido em ponto de chantilly. Para que tudo isso dê certo, Vitor explica que é preciso ficar de olho na embalagem ao comprar — prefira aqueles com 35% de gordura ou mais.

Ao bater o creme, os glóbulos de gordura ficam mais livres e protegem as bolhas de ar, garantindo a textura aerada".

Clique na imagem abaixo e confira a receita completa:

Sorvete de maracujá

Dificuldade Fácil
5 porções
260 min
Ver receita completa

Duas dicas científicas

  1. A semente e a polpa do maracujá precisam ser separadas na receita. Como? Aquecendo no micro-ondas ou em fogo baixo. "As fibras que seguram as sementes ficarão maleáveis".
  2. Embora não seja obrigatória, a bebida alcoólica tem papel importante. "A água pura congela a 0 ºC, mas, com o açúcar (presente no leite condensado) e o álcool, precisa de uma temperatura menor. Assim, demora mais tempo para os cristais de gelo se formarem. E quanto menor eles forem, melhor será a textura final do sorvete."

Experimentos comestíveis

Vitor Hugo - Prato Fundo - Prato Fundo - Prato Fundo
Cientista que virou cozinheiro une curiosidade e gula
Imagem: Prato Fundo

Há 14 anos, quando os blogueiros ainda não eram influencers, Vitor Hugo criou o site Prato Fundo. De lá pra cá, a marca se adaptou, cresceu e chegou ao YouTube, Instagram e Facebook.

A essência, porém, seguiu a mesma: combinar ciência e cozinha, as duas habilidades de Vitor. Bioquímico, ele trabalhou em farmácia e aprendeu sobre alimentos na faculdade.

A paixão mesmo, porém, nasceu em casa: de família de imigrantes japoneses, via os pais cozinhando e valorizando as refeições. "Podia faltar tudo. Menos comida".

O interesse pelo fogão encontrou a curiosidade pelos processos e ele começou a se perguntar: qual a função do açúcar além de deixar doce? Qual a diferença entre fermento e bicarbonato? Por que a gordura do creme de leite forma bolhas de ar?

Dedicado, foi estudar culinária e fez mestrado em ciência dos alimentos. Desde a pandemia, Vitor trabalhar exclusivamente com o Prato Fundo. E se alguém lhe pergunta por que ele foi da farmácia para a cozinha, a resposta está na ponta da língua:

Pelo menos eu consigo comer o experimento no final".

Assista ao passo a passo do sorvete de maracujá em vídeo: