PUBLICIDADE
Topo

Bolo gelado de coco é recheado e leva calda em dose dupla; aprenda a fazer

Úmido como deve ser: receita leva recheio e muita calda - Lu Lafer
Úmido como deve ser: receita leva recheio e muita calda Imagem: Lu Lafer

Gabrielli Menezes

De Nossa

23/09/2020 04h00

Luiza Lafer

Luiza Lafer

QUEM É

Embora tenha tentado fugir da vocação ao cursar Arquitetura, ela logo percebeu que seu destino estava no açúcar. Fez faculdade de Gastronomia, especialização em patisserie e exerce sua criatividade no comando da Lu Lafer Doces

A paulistana Luiza Lafer tem só 26 anos e já coleciona bons anos de fogão. Viu os primeiros docinhos ficarem prontos com sua ajuda em casa aos 4 e, mais para frente, na pré-adolescência, vendia biscoitos para os vizinhos. Quando chegou ao colegial, porém, interrompeu a produção.

Me desconectei. Achei que tivesse que ter uma profissão mais quadrada. Mas comecei arquitetura e parei para fazer gastronomia na Anhembi Morumbi".

De volta às 'origens', Luiza concluiu a faculdade e na sequência se especializou em patisserie na Le Cordon Bleu de Paris, em 2015. No retorno para o Brasil, começou a montar sua pequena fábrica de açúcar, a Lu Lafer, para criar de doces inovadores a quitutes com sabor de infância, como bolo de coco molhadinho, cuja receita ela compartilha com os leitores de Nossa.

Desde 2018 a marca tem uma cozinha própria, fora da casa de Luiza.

lu lafer - Divulgação - Divulgação
Cuidado e criatividade: grande parte dos doces prezam por uma estética clean
Imagem: Divulgação

"Foi um passo muito importante para eu me ver como confeiteira. Se não fica difícil saber o que é trabalho e o que é a sua vida".

Por mais que tenha tentado separar o profissional e o pessoal, há certa demanda interna que faz com que o forno de casa também não tenha descanso.

"Se eu não faço bolo para meu namorado e para a minha família, eles ficam bravos. Toda vez que tem aniversário faço alguma coisinha para gente fora do que está no meu cardápio. É bom para ter mais espaço de criatividade também".

Um feed de imaginações

Quem segue o Instagram @lulaferdoces vê que invenções apetitosas não faltam. É difícil não ficar com vontade de provar receitas pouco comuns como o brownie com tahine e o bolo chiffon de coco com creme de confeiteiro e caramelo com flor de sal.

Mais delícias de Lu Lafer

Exceção às pedidas diferentonas, o bolo gelado de coco é um clássico pinçado de sua infância direto para o cardápio (durante a pandemia, as opções estão reduzidas).

Nos meus outros doces tento ter uma estética mais inovadora e contemporânea. Já o bolo de coco é para o dia a dia, ele é mais relaxado. Amava quando tinha nas festinhas que eu ia quando criança".

bolo de coco - Lu Lafer - Lu Lafer
Bolo gelado: úmido, fofinho e com muito recheio
Imagem: Lu Lafer

Um dos principais atributos da receita, que Luiza compartilha com exclusividade a Nossa, é a umidade. Bem molhadinho, o bolo leva recheio e calda. Ou melhor, muita calda.

Para garantir a característica, o lance é montar o bolo e esperar o dia seguinte para mergulhá-lo na calda e envolvê-lo em coco ralado.

E atenção: o papel alumínio que usualmente embrulha o docinho não é apenas por charme. O material também ajuda o líquido a se manter penetrado na massa.