PUBLICIDADE
Topo

Segredos para fazer cubos de frango dourados e 5 receitas de até 15 minutos

Atenção ao tipo da panela e à temperatura estão entre as dicas para preparar cubos de frango - Juliana Gueiros
Atenção ao tipo da panela e à temperatura estão entre as dicas para preparar cubos de frango Imagem: Juliana Gueiros

Gabrielli Menezes

De Nossa

25/08/2021 04h00

Se por um lado tirar um dia para cozinhar e deixar comida para a semana é prático, por outro as refeições caem na monotonia. Ligada às receitinhas triviais, a chef Juliana Gueiros tem uma sugestão — ou melhor, cinco — para equilibrar conveniência e comida fresquinha.

A ideia é escolher um momento para refogar uma porção grande de frango e incrementá-la de formas diferentes dia a dia. E nada de perder tempo: com a base pronta, as receitas ficam prontas em 15 minutinhos.

Dá para visitar a China adicionando legumes e shoyu, evocar a Índia com molho ao curry, parar na Itália juntando manjericão, tomate e queijo, improvisar um estrogonofe ou apostar na combinação de espinafre e requeijão.

Frango ao curry: coentro finaliza - Juliana Gueiros - Juliana Gueiros
Frango ao curry: coentro finaliza
Imagem: Juliana Gueiros

Frango douradinho

Deixar a carne branca corada não é uma questão só de aparência. Isso porque o processo para garantir o douradinho ajuda a deixar o frango suculento por dentro, crocante por fora e cheio de sabor — é só vantagem.

Juliana explica que é importante se atentar à temperatura da panela. Ela deve se manter bem quente o tempo todo. Prefira aquelas que retém mais o calor, como inox e ferro. Não tem? Basta prestar atenção nas outras orientações.

Frango ao estilo chinês, com shoyu e legumes - Juliana Gueiros - Juliana Gueiros
Frango ao estilo chinês, com shoyu e legumes
Imagem: Juliana Gueiros

"O frango deve estar descongelado e em temperatura ambiente. Também é preciso realizar o processo em levas". Os cubinhos não podem se sobrepor. Pelo contrário, cada um deve ter uma parte em contato com o fundo da panela para colorir.

Ela explica a lógica:

Se colocar muito frango frio em uma panela quente, esfriamos a panela, o frango solta água e fica esbranquiçado ao invés de dourar".

Se quiser refogar cebola e alho também, o faça depois — e não antes — de dourar o frango. Veja a receita completa abaixo:

Frango em cubos refogado

Dificuldade Fácil
10 porções
Ver receita completa

De segunda a sexta

Clique em cada uma das imagens para conferir o passo a passo completo e aprender como levar, todos os dias, um ar de novidade para a refeição.

Frango com espinafre

Dificuldade Fácil
2 porções
Ver receita completa

Frango caprese

Dificuldade Fácil
2 porções
Ver receita completa

Estrogonofe de frango improvisado

Dificuldade Fácil
2 porções
Ver receita completa

Frango ao curry

Dificuldade Fácil
2 porções
Ver receita completa

Stir fry de frango (à moda chinesa)

Dificuldade Fácil
2 porções
Ver receita completa

Entre o amador e o profissional

Londres, Bahamas, Alemanha, França, Dinamarca e Brasil. Esses são os seis países que Juliana já morou. Nesse vaivém, ela se encontrou na cozinha.

A minha vida toda mudou sempre. A única coisa que era constante era o meu núcleo familiar. E a cozinha sempre foi o coração da nossa casa."

Com jeito para a coisa desde cedo, ela vendeu brownie na escola e marmitas durante o ensino superior. Essas comidinhas triviais, que também eram preparadas nos jantares do dia a dia em conjunto com a mãe, ganharam uma execução de chef a partir do momento que cursou Le Cordon Bleu, em Paris.

Juliana Gueiros - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Juliana, 26: base profissional em preparos triviais'
Imagem: Arquivo pessoal

Com a prestigiada escola e a faculdade de administração no currículo, ela conseguiu um cargo na padaria Hart Bager, comandada pelo renomado padeiro Richard Hart, em Copenhage.

A experiência durou um ano. De volta ao Rio de Janeiro, sua cidade Natal, desde o início da pandemia, Juliana tem se dedicado à produção de conteúdo para as redes sociais.

No Instagram, ela une a vivência amadora e profissional ao mostrar para 143 mil seguidores como as técnicas da gastronomia podem auxiliar na cozinha de casa.

Assista, em vídeo, as recomendações para o franguinho básico perfeito: