Topo

Yakissoba é prato perfeito para dias frios. Conheça truques e receitas

Yakissoba é prato oriental fácil de fazer e ideal para o friozinho - Getty Images/iStockphoto
Yakissoba é prato oriental fácil de fazer e ideal para o friozinho
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Samantha Cerquetani

Colaboração para Nossa

05/07/2021 04h00

Com ingredientes simples como macarrão, vegetais, alguma proteína e shoyu, é possível preparar um yakissoba em casa. A receita é fácil e rápida de preparar e ganhou popularidade no Brasil pelo seu sabor e versatilidade.

A palavra yakissoba significa "macarrão grelhado". Por isso, a massa depois de cozida deve ser grelhada antes de acrescentar os vegetais, as carnes e o molho, o que dá uma textura crocante.

De acordo com Sergio Pantalena, docente de Gastronomia do Centro Universitário FMU, o erro mais comum é cozinhar muito o macarrão e os vegetais em vez de grelhá-los, dando ao prato um aspecto de "macarronada" de vegetais com molho de shoyu.

É fundamental o uso de um bom caldo para a base do molho. E de preferência, ele deve ser caseiro. Para se conseguir a consistência ideal, o macarrão deve ser cozido e grelhado à parte e só misturar aos outros itens na hora de servir", completa.

A seguir, veja dicas de como preparar um yakissoba caseiro.

1. Preparo do macarrão

É fundamental escolher massas apropriadas para yakissoba. Atualmente, é bastante fácil de encontrar nos mercados e ela é feita à base de trigo sarraceno, o que deixa a massa mais firme. Mas o macarrão talharim também pode ser utilizado.

Para Rodrigo Canto, chef e docente do curso de gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, é importante seguir o tempo de cozimento da embalagem e, depois de cozida, lavar muito bem a massa, que muitas vezes contém bastante amido.

Depois de lavar, basta escorrer. A massa não deve cozinhar demais, mas não é necessário também que ela fique al dente. Ela pode ser incorporada ao restante dos ingredientes desse jeito ou ser frita separadamente, o que torna o yakissoba mais crocante", destaca.

Preparo do yakissoba - legumes e carnes - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

2. Separe os vegetais corretos

É importante escolher vegetais crocantes e tenros. Evite tomate, batata, cará ou mandioquinha. Os mais indicados são: brócolis, couve-flor, cenoura, acelga, pimentão vermelho ou amarelo.

Antes de cortar, não se esqueça de higienizar os alimentos. O corte também é um item que merece atenção, já que se ficarem muito pequenos podem cozinhar rapidamente e ficar moles. E pedaços grandes podem ficar duros.

A culinária oriental é marcada por legumes frescos, que são servidos crocantes. Dessa forma, o ideal é que, quando degustados, os vegetais estejam cozidos, mas crocantes", afirma Bianca Folla, chef de cozinha.

3. Carne somente de cortes macios

É possível optar por frango, frutos do mar, carne suína ou vermelha. Mas é importante que sejam cortes macios. Vale destacar que também há a versão vegetariana e para isso é só acrescentar vegetais ou ainda adicionar cogumelos frescos.

Preparo do yakissoba - molho - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

4. Molho não é só shoyu

Existem diferentes molhos para o yakissoba. O molho de soja ou shoyu é indispensável, mas é preciso ter cuidado ao adicionar o sal. Evite também recorrer aos molhos prontos.

"Nas versões mais elaboradas outros ingredientes como caldo de carnes e molho de ostra são adicionados. Isso agrega o sabor umami e enriquece a receita. O resultado final do molho pode ser mais líquido ou mais espesso", explica Canto.

5. Panela ideal

O ideal é usar uma panela de ferro de cabo longo, tipo wok, na hora de preparar o yakissoba. Isso porque ela esquenta bastante em pouco tempo e é bastante prática. Mas, a receita pode ser feita em outras panelas sem comprometer o sabor.

Wok - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

6. Passo a passo - até a finalização

De acordo com os especialistas, leva mais tempo para o pré-preparo, ou seja, cortando os vegetais e carne, cozinhando o macarrão e fazendo o molho, do que na cocção do prato.

Basicamente, deve-se primeiro dourar as carnes. Depois, adicionar os legumes e saltear até que eles estejam crocantes. Por fim, misturar o macarrão e o molho. Uma dica é finalizar o prato com óleo de gergelim torrado, cebolinha e gergelim", destaca Canto.

Na opinião de Folla, a massa do yakissoba absorve rapidamente o molho da receita. "É importante que ele seja consumido imediatamente após o preparo para que a experiência seja a melhor possível", finaliza.

Yakissoba  - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Yakissoba para todos os gostos

Aprenda a preparar as receitas do yakissoba tradicional, com camarão e também de legumes, uma opção certeira para os vegetarianos.