PUBLICIDADE
Topo

Panetone com uísque? Combinação com destilados funciona e transforma a ceia

Panetone com bebida - Getty Images/iStockphoto
Panetone com bebida
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Pedro Marques

Colaboração para o Nossa

04/12/2020 04h00

Chegou a época do ano em que uma certa música sobre o Natal começa a tocar por aí e os supermercados ficam abarrotados de panetones. Também não deve demorar muito para que os adeptos do "team chocotone" apareçam para reclamar das uvas passas e frutas cristalizadas na mais tradicional sobremesa natalina (sem falar de pratos que levam esses ingredientes, como o arroz ou o salpicão de frango).

Seja qual for sua versão preferida, saiba que o "Pão do Toni" (essa seria a origem do nome da receita, segundo uma lenda italiana) vai muito bem com alguns destilados e rende uma harmonização divertida, na qual os sabores das bebidas e do doce se completam.

Panetone - Unsplash - Unsplash
Chegou a hora dele!
Imagem: Unsplash

Antes de sair abrindo as garrafas de seu bar, fica o aviso: cachaça branca, gim e vodca não ornam muito com panetones. "São bebidas em que a percepção do álcool é mais forte", afirma Mauricio Maia, especialista em cachaça, que orienta buscar destilados envelhecidos em barris de madeira para fazer a combinação.

Qual escolher?

A madeira ajuda a diminuir a sensação de álcool e traz sabores mais doces, como baunilha e caramelo ", explica Maia.

"E a massa do panetone tem uma nota bem marcante de baunilha, são sabores semelhantes, Por isso a harmonização com esses destilados funciona", acrescenta Maurício Porto, autor do blog "O Cão Engarrafado" e sócio do Caledônia Whisky & Co, em São Paulo, bar dedicado ao uísque.

Selecione as bebidas corretas para uma combinação perfeita - Getty Images - Getty Images
Selecione as bebidas corretas para uma combinação perfeita
Imagem: Getty Images

Mas a combinação pode ficar ainda melhor dependendo das madeiras usadas para envelhecer essas bebidas, comentam os especialistas. A seguir, eles ensinam o que levar em conta de acordo com sua bebida preferida.

Cachaça

Se for de cachaça, prefira as envelhecidas - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Se for de cachaça, prefira as envelhecidas
Imagem: Getty Images/iStockphoto

"Sem inventar muita moda, apostaria em pingas envelhecidas em barris de amburana", orienta Mauricio Maia.

Além da baunilha, essas bebidas trazem notas de canela, um sabor de Natal, e encaram tranquilamente um panetone tradicional ou um chocotone", diz o especialista.

Para quem busca uma experiência diferente, Maia sugere procurar caninhas maturadas com pau-brasil. "Além dos toques frutados, essas cachaças têm um leve amargor, que podem fazer um contraponto legal no caso de produtos muito doces", indica.

Uísque

Uísque combina totalmente com panetone", afirma Mauricio Porto, do Caledônia.

Vai ter uísque no seu Natal - Getty Images - Getty Images
Vai ter uísque no seu Natal
Imagem: Getty Images

"São dois produtos com sabores muito parecidos", garante. Se possível, Porto recomenda rótulos que descansaram em barris de carvalho europeu usados para produzir vinho Jerez. "Eles trazem notas de canela, cravo, uvas passas e laranja cristalizada, praticamente um panetone", brinca.

Para os chocotones, o especialista indica a harmonização com bourbon, o uísque norte-americano, que é mais intenso. Por ser feito com pelo menos 51% de milho, o bourbon é mais doce que outros uísques, o que ajuda no casamento com o chocolate.

Rum

Para o especialista em rum e charutos César Adames, o destilado cubano, quase sempre maturado em barril de carvalho, harmoniza com o doce de Natal tanto quanto as bebidas já mencionadas.

Basta lembrar que passas ao rum é uma combinação clássica", diz.

Para ele, a maior dificuldade é encontrar bons rótulos envelhecidos no Brasil. "Há pouca variedade de marcas, algumas bem caras", avalia. Ele ainda alerta sobre as bebidas "ouro": "Elas não passam por maturação, a cor vem da adição de caramelo."

Como servir

Panetones e taças: tudo o que você precisa para aproveitar seus destilados  - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Panetones e taças: tudo o que você precisa para aproveitar seus destilados
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Agora que você já sabe combinar sua bebida preferida com panetones (ou chocotones), vale a pena prestar atenção em como fazer a mágica acontecer na mesa.

Fuja dos copinhos de shot, que não permitem sentir os aromas. Prefira taças não muito grandes ou copos de uísque", aconselha Maia.

Outro fator a se considerar é o calor. "Nessa época, as temperaturas estão mais altas, então sugiro resfriar as cachaças na geladeira", diz o especialista no destilado brasileiro. E, no caso de uísques e runs, uma pedra de gelo no copo já é suficiente.

Não precisa de muita regra. Afinal, Natal é festa, o mais importante é se divertir", afirma Porto.